segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CHAMA ITINERANTE CHEGA A JACUTINGA

             Com intenso sol e vento frio a manhã de sábado 17/08  foi marcada pela chegada da chama itinerante ao CTG Rincão Amigo no município de Jacutinga. A chama conduzida pelos cavaleiros de Paulo Bento foi recebida pelas autoridades locais e cavaleiros do CTG anfitrião.
Conforme as informações da entidade organizadora, a Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista foi instituída no ano de 2006, por proposição de tradicionalistas de nossa região, com objetivo específico de resgatar hábitos e costumes do homem a cavalo, que demarcaram as trilhas e caminhos do Alto Uruguai, além de interligar as comunidades municipais e as Entidades Tradicionalistas da região, com chamamento ao civismo que está impregnado na história étnica da nossa terra.
Neste ano, a condução da chama no lombo do cavalo, de uma entidade a outra, com o mesmo empenho, na busca do sucesso e integração por parte dos tradicionalistas e comunidade regional, enfatizando a necessidade imperiosa de fazer um chamamento aos jovens para a formação do cidadão de bem e livre de drogas e culturas alienígenas.

Tem como objetivos: Cultuar, difundir e defender as tradições gaúchas promovendo a integração das entidades e comunidades que compõem a 19a Região Tradicionalista. Conduzir a pata de cavalo a Chama, que é símbolo dos gaúchos e representa o espírito heróico dos Farrapos com seus ideais de justiça e liberdade. Oportunizar uma convivência cultural e amigável entre os diversos grupos formadores do povo gaúcho e incentivar os tradicionalistas e população ao hábito salutar das cavalgadas;

A condução da Chama Itinerante permite criar um envolvimento, de cordialidade e de companheirismo entre as entidades tradicionalistas, estaduais e municipais, através de suas lideranças e escolas, com o objetivo de manter acesa a Chama do conhecimento da história e das raízes do nosso povo.

Permite concluir também, que a 19ª Região Tradicionalista tornou-se protagonista de uma nova história. “A história da Chama Itinerante”, que já data a oito anos de condução, percorrendo assim os municípios da nossa região.
Após a solenidade que contou com a presença de autoridades civis, prendas, peões, o pároco en tre outros e os cavaleiros houve os pronunciamentos do patrão do CTG José Menin, da  representante da 19ª RT professora Zulma Grandó, do prefeito Gelsi Lodéa e do Padre Valdemir DeBastiani. 
Ao encerrar foi feita leitura que propôs uma reflexão: Estamos passando por um período histórico muito particular: o progresso técnico nos deu oportunidades inéditas de interação entre os homens e entre os povos, mas a globalização destas relações só será positiva e fará crescer o mundo em humanidade, se estiver fundada não sobre o materialismo, mas sobre o amor, a única realidade capaz de encher o coração de cada um e unir as pessoas.
Estamos hoje, vivendo o Ano Diocesano e da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, e a 19ª RT presta uma homenagem aos JOVENS.
Aos jovens de várias crenças que lutam para conseguir um espaço na sociedade;
Aos jovens que lutam para que seus irmãos tenham uma vida mais digna, aos jovens que rezam para que tenham mais paz e justiça no mundo; E aos jovens que tiveram seus sonhos interrompidos e partiram para outro plano.
Somos instrumento da continuidade da vida e da lembrança deste amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário