quinta-feira, 11 de julho de 2013

INFORMAÇÕES E DICAS SOBRE O MOMENTO ECONÔMICO

A empresa RPPS Brasil Consultoria Ltda, assessora conselhos, institutos e fundos de previdência com ferramentas que auxiliam a compreensão dos dados apresentados. A seguir conheça a opinião do momento vivido.
OnFinance

Boletim Econômico

OnFinance

Nº 3

11/07/2013

BC confirma aposta do mercado e eleva SELIC a 8,5%

Em reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), realizada no dia 10 de julho de 2013, quarta-feira, foi decidido o aumento em 0,5% da taxa SELIC, atingindo o patamar de 8,5%, o que já era previsto pelo mercado. A SELIC é a taxa de juros básicas da economia e serve como referencial para demais taxas cobradas por bancos e demais instituições financeiras e determina também o rendimento de aplicações de renda fixa. O aumento significa um melhora no rendimento de títulos do governo, o que pode se dissipar para outros títulos.
O ciclo de aperto monetário realizado pelo BACEN teve início em abril, e mostra o posicionamento do Banco Central no combate as expectativas inflacionárias. O governo se vê pressionado uma vez que o índice IPCA, estourou a margem de tolerância de 6,5%, chegando ao acumulado de 12 meses, em junho, a 6,70%. A atuação da taxa de juros se dá de forma a aumentar o custo do crédito e desaquecer a demanda, reduzindo os preços. O lado negativo do aumento é sobre as perspectivas de crescimento do PIB, que já registrou um resultado pífio em 2012 e tem as previsões para 2013 revisadas para baixo, mês após mês.
O IPCA em junho de 2013 registrou uma alta dos preços de 0,26%, o menor nos últimos doze meses, mas maior do que o apresentado em junho de 2012, de 0,08%. No último mês a renda fixa apresentou rendimentos negativos, o número foi reflexo ainda, do péssimo resultado do mês de maio. Apesar do resultado amargo para a renda fixa, a renda variável tem performance pior ainda. O IBOVESPA, apresentou sucessivas quedas no decorrer do ano, cerca de 22,14% no semestre, sendo que somente em junho a perda foi de 11,31%, registrando o pior início de ano desde 1972. O cenário atual demonstra o elevado grau de pessimismo do mercado com o atual momento econômico brasileiro que é de elevada inflação, baixo crescimento, incertezas políticas aliadas as intervenções desastrosas do governo em setores estratégicos da economia.

Indicadores financeiros em 28/06/2013

IndicadorNo mêsAcumulado
INPC (índice nacional de preços ao consumidor)0,28%3,01%
IPCA (índice oficial de inflação)0,26%2,88%
Taxa de Meta Atuarial atrelada ao INPC + 4% a.a.0,60%4,71%
Taxa de Meta Atuarial atrelada ao INPC + 6% a.a.0,76%5,54%
Taxa de Meta Atuarial - IPCA + 4% a.a.0,58%4,57%
Taxa de Meta Atuarial - IPCA + 6% a.a.0,74%5,41%

Dicas OnFinance

Nosso sistema continua apresentando as informações do mercado financeiro em tempo hábil para a correta tomada de decisões. Dias de atraso significam milhares de reais perdidos em estratégias pouco atrativas.
Para isso, adicionamos uma ferramenta que apresenta um cenário de rentabilidade, projetando de forma muito próxima os rendimentos à serem recebidos. O Cliente consegue mudar a estratégia de alocação e perceber de forma rápida como contornar um mau momento de rentabilidade. Além disso, nossos gráficos cada vez mais completos auxiliam na correta interpretação dos dados.
Solicite uma proposta e descubra como R$ 650,00 mensais podem fazer a diferença na correta interpretação dos dados e tomada de decisões.
As informações aqui contidas são oriundas do mercado financeiro e ajustadas a lançamentos realizados pelo gestor financeiro do RPPS.
A RPPS Brasil Consultoria Ltda. não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas com este propósito. Fundos de investimento não contam com garantia nem do administrador, nem do gestor da carteira, nem de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Recomenda-se a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento ao investidor antes deste realizar aplicações de seus recursos no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário