Tema diário de discussão no passado, volta a figurar nas rodas de conversa atualmente, a inflação deixou muita gente braba, deu muito prejuízo para muita gente, mas poucos ganharam muito comeste monstro.
Pedro Rossi do Instituto de Economia da Unicamp "A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
Para Alexandre Schwartsman - Sócio-diretor da Schwartsman & Associados e ex-diretor do BC: "Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais permanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos.
Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidade em seguida, também não temos como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário