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Objetivo(s)
- Discutir o que significa Educação, suas funções e o conceito de qualidade em Educação
- Apresentar o Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), a principal avaliação global sobre qualidade da Educação
- Discutir as peculiaridades dos cenários educacionais em diversos países, relacionando-os aos campos econômico, político e cultural de cada um deles
Conteúdo(s)
- Educação: definição, funções e qualidade
- Sistemas educacionais
- Relações entre Educação, economia e cultura
Ano(s)
1º
2º
3º
Material necessário
- Cópia da reportagem "O mapa do tesouro” (VEJA 2399, 12 de novembro de 2014), disponível no Acervo Digital a partir de 14 de novembro
- Cópias da reportagem "Famosos, milionários, professores", publicada em Veja, 28 de novembro de 2012
- Revistas para recorte
- Cartolina
- Cola e tesoura
- Cópias da tabela do Pisa
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Como medir uma Educação de qualidade? Exames como PISA e Enem são importantes para elucidar alguns aspectos do que está sendo ensinado, porém, talvez deter-se somente a indicadores pode levar a interpretações superficiais. A reportagem “O mapa do tesouro” apresenta o livro As crianças mais inteligentes do mundo, escrito pela jornalista americana Amanda Ripley. Ela analisa os sistemas educativos de três países: Finlândia, Coreia do Sul e Polônia, famosos pelo alto desempenho de seus alunos nos exames. Aproveite-a para conversar com seus alunos sobre a Educação sob um olhar mais abrangente com o plano de aula a seguir.
Atividades
Comece a aula provocando uma discussão entre a turma: o que é Educação? Escreva a palavra no quadro e convide os alunos a refletirem sobre o que estão fazendo na escola. Para quê ela serve? Quais suas funções? Estudamos para entrar no mercado de trabalho, para estarmos prontos para o vestibular ou para nos tornarmos cidadãos mais conscientes? Ouça todas as opiniões e registre-as no quadro, levando em consideração todas as respostas
Num segundo momento, distribua cópias do texto O que é educar?:do filósofo francês Olivier Reboul. Alerte a turma de que se trata de um texto específico da didática da Educação e que, embora a leitura possa parecer complicada, a tarefa que você vai pedir é relativamente simples. Peça que, silenciosamente, eles leiam as três primeiras páginas - as demais podem ser lidas em casa, para ampliar a compreensão do tema. No trecho lido, proponha que identifiquem o conceito de Educação defendido pelo autor. A ideia é que a classe chegue à seguinte passagem:
"Pela nossa parte, propomos uma definição - também criticável - mas que poderá servir de ponto de partida. A educação é a acção consciente que permite a um ser humano desenvolver as suas aptidões físicas e intelectuais bem como os seus sentimentos sociais, estéticos e morais, com o objectivo de cumprir, tanto quanto possível, a sua missão como homem; é também o resultado desta acção.
A educação é, pois, uma acção. Enquanto tal, é consciente, ou pelo menos dela podemos tomar consciência; é voluntária, ou pelo menos podemos percebê-la e assumi-la como tal. Sem dúvida existe uma educação espontânea que se exerce sobre o educando sem que este disso se aperceba e até mesmo sem conhecimento do educador." Você pode completar a ideia destacando no quadro um outro trecho do texto, que aparece na página 15: "(...) podemos dizer que o ensino não tem por finalidade nem a formação técnica nem a iniciação numa comunidade mas a cultura humana." |
Leve os estudantes a comparar a definição proposta - uma Educação que contemple não apenas o aprendizado cognitivo, mas também as dimensões "sociais, estéticas e morais" - com a ideia que eles próprios fazem de Educação. Pergunte: há semelhanças ou diferenças em relação ao que foi pensado? E mais: as definições propostas estão mais próximas de um ideal de Educação ou da realidade dela? Isso servirá de gancho para a discussão da etapa seguinte. Encerre essa fase pontuando os comentários com a lembrança de que o ato de educar não se restringe apenas ao ambiente escolar - ele se estende para a família, os amigos, o trabalho, a mídia e a religião, por exemplo, num processo incessante que se desenvolve do início ao fim da vida e que se torna central na definação de nossa identidade (aptidões físicas e intelectuais, sentimentos sociais, estéticos e morais, segundo a definição de Rebul).
2ª etapa
Hora de mergulhar um pouco mais a fundo na realidade da Educação de seus alunos - informe à classe que esse é o objetivo desta fase. Forme grupos com os alunos, distribua revistas e peça que eles construam um cartaz com recortes de imagens que representem a visão que têm da Educação que recebem na escola. Dentre os aspectos abordados podem estar o papel do aluno na escola, o papel do professor, os conteúdos estudados, as situações da sala de aula, as finalidades da Educação, sua utilidade, seus limites, pontos fortes e pontos fracos. Depois, solicite que os grupos apresentem seus cartazes para toda a turma e discutam com os colegas suas principais percepções e conclusões.
Ao fim, atuando como escriba da turma no quadro, tente construir coletivamente uma síntese com as conclusões comuns aos diferentes grupos.
Ao fim, atuando como escriba da turma no quadro, tente construir coletivamente uma síntese com as conclusões comuns aos diferentes grupos.
3ª etapa
O momento, agora, é de comparar a Educação de seus alunos com o contexto brasileiro e mundial. O ponto principal da discussão é seguinte: o que significa Educação de qualidade? Ouça opiniões da turma, perguntando ainda se eles sabem quais países abrigam os melhores sistemas educacionais do mundo.
Novamente, escute as opiniões e, em seguida, distribua o ranking bianual do Pisa,sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Contextualize aavaliação: conte que o Pisa é a principal avaliação global sobre qualidade da Educação,organizada pela OCDE ,Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne as 30 nações mais desenvolvidas do mundo. Realizam o exame alunos de 15 anos das nações desse clube e de países países parceiros,como o Brasil. O resultado é um quadro geral da educação pelo mundo.
Chame a atenção para a posição ruim do Brasil e para os países que estão no topo do ranking, especialmente Finlândia, Canadá, Xangai (uma província da China) e Coreia do Sul (se a turma se interessar pelo caso coreano, uma indicação é a reportagem de Veja "Famosos, milionários, professores", publicada em 28 de novembro de 2012). Indague: o que caracteriza a Educação desses países? Pode haver diferença entre eles? Peça que arrisquem alguns palpites e informe que a próxima etapa será dedicada aavaliar esses sistemas entre si e com outras duas nações que estão no ranking - Chile e Brasil.
Novamente, escute as opiniões e, em seguida, distribua o ranking bianual do Pisa,sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Contextualize aavaliação: conte que o Pisa é a principal avaliação global sobre qualidade da Educação,organizada pela OCDE ,Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne as 30 nações mais desenvolvidas do mundo. Realizam o exame alunos de 15 anos das nações desse clube e de países países parceiros,como o Brasil. O resultado é um quadro geral da educação pelo mundo.
Chame a atenção para a posição ruim do Brasil e para os países que estão no topo do ranking, especialmente Finlândia, Canadá, Xangai (uma província da China) e Coreia do Sul (se a turma se interessar pelo caso coreano, uma indicação é a reportagem de Veja "Famosos, milionários, professores", publicada em 28 de novembro de 2012). Indague: o que caracteriza a Educação desses países? Pode haver diferença entre eles? Peça que arrisquem alguns palpites e informe que a próxima etapa será dedicada aavaliar esses sistemas entre si e com outras duas nações que estão no ranking - Chile e Brasil.
4ª etapa
A ideia, agora, é caracterizar seis sistemas educacionais: quatro bem posicionados no Pisa (Coreia, China, Finlândia e Canadá) e dois em posição desfavorável (Chile e Brasil). Para isso, passe para a turma o documentário Destino: Educação.
Antes da exibição começar, peça à turma para tomar nota sobre três aspectos principais de cada país: a finalidade da Educação escolar, as vantagens e as falhas de cada um. Ao final da exibição, atue como escriba para construir um painel no quadro com os três aspectos de cada um dos seis sistemas.
Avance explorando inicialmente diferenças entre os países de alto desempenho. Pergunte: é possível apontar algum deles como mais próximo da definição de Educação proposta por Olivier Reboul? A turma deve perceber que países como Finlândia e Canadá estão mais próximos da ideia de Educação "total" proposta no texto da 1ª etapa.
Prossiga investigando, agora, a situação dos países mal ranqueados - Brasil e Chile. Peça que a turma enumere as semelhanças entre esses dois sistemas, procurando entender por quê eles não possuem uma Educação de bons resultados (devem aparecer aspectos como a desvalorização dos professores, a existência de realidades distintas entre escolas públicas e particulares e, no caso brasileiro, a pouca participação dos pais e um alunado gigantesco - 52 milhões de estudantes -, aspecto que não pode ser esquecido por tornar a Educação brasileira um desafio de dimensões superlativas - pode ser útil comparar com os apenas 600 mil estudantes finlandeses...).
Finalize retomando a frase do criador do Pisa, Andreas Schleicher: "A desigualdade social ainda é o maior desafio para a educação. Países que possuem educação de excelência olham igualmente para todos". Questione os alunos e promova o debate: No Brasil, pobres e ricos têm as mesmas oportunidades? Como isso acontece na questão das escolas? Quais as semelhanças do Brasil com o caso do Chile? É interessante comparar a lista do Pisa com o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando a turma a perceber a grande relação existente entre desenvolvimento socioeconômico e a qualidade da Educação.
Avaliação
Peça para que cada aluno escreva um texto respondendo às seguintes perguntas: Para que serve a Educação? Como o Brasil cumpre essa missão em relação a outros países? É importante, durante a avaliação, verificar se os alunos entendem que Educação dizrespeito tanto aos aspectos técnicos quanto ao relativos à transmissão do patrimônio cultural humano que propicia a vida em sociedade. Confira se os alunos mencionam exemplos de países com Educação de diferentes qualidades, com seus pontos fortes e fracos, e se conseguem enumerar as principais dificuldades que o Brasil encontra para enfrentar essa tarefa.
Flexibilização
Para ampliação deste plano, sobretudo se houver na sala um aluno com deficiência auditiva, sugere-se que na segunda etapa em que os alunos discutem e registram suas impressões sobre a escola, sela feita também uma discussão sobre a Inclusão de pessoas com deficiência na escola regular. É preciso evidenciar que apesar dos grandes problemas que há na educação brasileira de modo geral, o processo de inclusão aqui é um dos mais avançados mundo.
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