quinta-feira, 24 de abril de 2014

Deputado visita município em situação de calamidade

Deputado Afonso Hamm comenta sobre situação de calamidade de quatro municípios da região norte do RS

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde de quarta-feira, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), comentou sobre a situação de calamidade e emergência que se encontram quatro municípios do Rio Grande do Sul: Erebango, Tapejara, Trindade do Sul e Três Palmeiras, deixando mais de 1.100 famílias desabrigadas. 
Hamm, que esteve na última semana verificando a situação do município de Erebango, levou o assunto ao conhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, com intuito de buscar o apoio do governo federal.

No município de Três Palmeiras, Hamm conversou com o prefeito Silvânio Antônio Dias, que relatou sobre o prejuízo ocorrido nas estradas, na ordem de 80%, resultando em oito pontes totalmente destruídas.



Durante visita em Erebango (foto), estive junto com o prefeito Enio Meregalli, participando do grande mutirão voluntário que foi realizado para amenizar a situação das famílias que foram atingidas pelo vendaval ocorrido no último sábado, deixando diversas residências danificadas e famílias desalojadas. “Tivemos, inclusive, o apoio do conjunto de municípios de toda a região norte, mais precisamente no Alto Uruguai e na região da zona da produção”, sintetiza Hamm ao detalhar que durante o mutirão, em um primeiro momento, foram realizadas a colocação de telhas, proteção com as lonas plásticas e distribuição de um kit alimentação. “Tivemos um prejuízo da ordem de 2.700 alunos fora das escolas, em função dos prejuízos, e nós precisamos de um ressarcimento”, explica.

O parlamentar reivindica junto ao governo uma condição automática na liberação de recursos. “Quando temos uma calamidade, eu entendo que não podemos ter tanta burocracia para podermos fazer imediatamente as avaliações de danos e, consequentemente as recuperações”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário