A reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, e Abastecimento (CAPADR) da Câmara dos Deputados foi marcada pela aprovação de diversos requerimentos de audiências públicas e criação de comissão externa. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou da reunião e defendeu as propostas como a realização das audiências públicas para debater sobre a indústria do tabaco no Brasil e os problemas enfrentados pelos pequenos agricultores familiares que produzem vinho artesanal ou colonial.
Em relação à audiência para debater a fumicultura, Hamm destacou que se trata de um segmento estratégico e importante para o Brasil. Ele observou sobre a importância da presença do Sinditabaco, Afubra e a Câmara Setorial da Cadeia do Tabaco. Também sugeriu que seja convidado um representante do setor de Classificação e Certificação da Emater/RS, que presta um serviço de mediador e de acompanhamento do sistema de classificação por parte da indústria com acompanhamento do produtor.
Afonso Hamm também manifestou favorável a realização de audiência pública para analisar os problemas que enfrentam os produtores de vinho artesanal ou colonial nos aspectos relacionados à produção, legislação e tributação. “Existe um sistema integrado que não sai do papel que visa propiciar a agroindustrialização de todos os produtos na área vegetal e animal, e serve também para a cadeia do vinho, chamado SUASA”, observa Hamm ao argumentar que esse sistema vai permitir integrar o trabalho de controle sanitário nos municípios, estados e no âmbito federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário