A Esplanada dos Ministérios serviu de cenário nesta terça-feira, dia 5, para grande mobilização pela aprovação do novo Código Florestal, proposto pelo deputado Aldo Rebelo. O propósito desse movimento é de sensibilizar e convencer todos os parlamentares sobre o interesse em votar com urgência a matéria. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que integra as Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA), do Cooperativismo (Frencoop) e a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), participou do manifesto.
Em seu discurso, Hamm enfatizou sobre a importância da mobilização nacional e salientou que esse manifesto representa o interesse de mais de cinco milhões de produtores do país que estão na expectativa que a votação das alterações do Código seja efetivada com maior brevidade.
Conforme Hamm, caso permaneça a atual legislação sem as alterações propostas, mais de 90% das propriedades serão prejudicadas, podendo ocorrer abandono da produção rural e a falta de alimentos, que são essenciais para a população brasileira. “As propriedades permanecerão na ilegalidade injustamente, já que a maioria de suas áreas foi ocupada antes da vigência do Código e suas posteriores modificações. Com isso, muitos produtores irão abandonar as atividades e, sem produção haverá escassez de alimentos”, argumenta o parlamentar ao salientar que a legislação atual inviabilizará de forma significativa o cultivo dos alimentos básicos de subsistência.
Durante os manifestos dos parlamentares e representantes das entidades ficou evidenciada a vontade de que o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, inclua com urgência na votação. “Queremos esta urgência com o propósito de valorizar a produção, o produtor e despertar a atenção da nação brasileira da importância do setor agrícola e pecuário. Trabalhamos pela modernização da legislação ambiental para dar segurança à produção. Estamos tratando de produção com segurança alimentar e preservação do meio ambiente com sustentabilidade”, enfatiza Hamm ao salientar que esta mobilização em defesa do produtor e da produção vai garantir um ambiente visando à votação em regime de urgência e a efetividade para trazer paz no campo e segurança jurídica aos produtores.
Afonso Hamm demonstra a preocupação no que se refere à manutenção do setor produtivo. “É este setor que abastece a mesa de nossas famílias e por isso precisa de segurança para ter a tranquilidade de seguir produzindo.
No período da tarde o deputado participou do abraço simbólico ao Congresso Nacional, com a presença de cerca de 20 mil produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário