Vasos sanitários inteligentes, populares no Japão, começam a ganhar espaço em mercados como o americano e o brasileiro.
Alguns modelos têm assento que aquece, jatos de água internos e podem até ser sincronizados com smartphones para tocar música nos alto-falantes embutidos.
O preço pode superar US$ 5.000.]
Como os iPhones, os vasos sanitários cheios de aplicativos são objetos de desejo no Japão. A tampa levanta automaticamente. O assento aquece. Jatos de água instalados no seu interior fazem a limpeza necessária. Alguns podem até ser sincronizados com o smartphone do usuário via bluetooth para tocar sua música favorita nos alto-falantes embutidos do vaso.
Cerca de 75% dos lares japoneses já possuem esses vasos sanitários, a maioria deles feita por duas companhias: a Toto Ltd., 5332.TO +1.60% a maior produtora japonesa, e a Lixil Corp., 5938.TO -0.34% onde Yoshiaki Fujimori é diretor-presidente.
O executivo vai lançar agora esses produtos nos Estados Unidos. A Lixil está incluindo os vasos com "bidês internos" ao catálogo da American Standard Brands, empresa que adquiriu em 2013 por US$ 542 milhões. Poucas pessoas precisavam de um smartphone antes do iPhone da Apple lançá-lo. O mesmo acontecerá com os novos vasos sanitários inteligentes da American Standard, diz Fujimori.
A Toto e a Kohler, fabricante americana de acessórios para banheiro, vendem há vários anos o que chamam de bacia sanitária com funções de bidê nos EUA. Além dos banheiros de celebridades de Hollywood, no entanto, o produto ainda não conquistou espaço em muitas residências. O seu preço pode chegar a mais de US$ 5.000, mais de dez vezes o de um modelo convencional.
Em 2011, durante participação no programa da apresentadora de TV americana Oprah Winfrey, a atriz Whoopi Goldberg chamou seu Washlet, um assento eletrônico que se encaixa na maioria das bacias sanitárias convencionais, fabricado pela Toto, de "a maior invenção da face da terra".
Lançada em 1980 no Japão, a linha Washlet fez da Toto uma pioneira em dispositivos inteligentes. Ela está nos EUA desde 1993. Diferentemente da Lixil, a Toto quer crescer organicamente, sem aquisições, promovendo sua própria marca.
"Claro que a geração de lucros é importante, mas acreditamos que ter raízes em um país e contribuir com a indústria local de vasos sanitários [são objetivos que] devem vir primeiro", diz Soichi Abe, gerente geral dos negócios internacionais da Toto, em entrevista ao The Wall Street Journal na sede da empresa, em Kokura, cidade na ilha japonesa de Kyushu.
A Toto não informou detalhes sobre as vendas dos Washlets nos EUA, mas afirmou que estão crescendo duas vezes mais rápido que o setor de vasos sanitários em geral. A empresa de pesquisas Freedonia Group espera que as vendas de acessórios para banheiro nos EUA, incluindo bacias sanitárias, cresçam 6% por ano até 2017, para US$ 12 bilhões.
No Brasil, o mercado de vasos sanitários inteligentes ainda é insipiente e concentrado em residências e hotéis de alto luxo. Mas a expectativa é de crescimento. A Toto Brasil, subsidiária da empresa japonesa, que está no país desde 2011, informa que 25% de seu faturamento vêm das vendas de sanitários inteligentes. O carro-chefe é o assento Washlet, que custa cerca de R$ 3.000 e é responsável por 80% das vendas. O hotel Emiliano, em São Paulo, e a Casa de Caras, em Itapema, Santa Catarina, possuem este item de luxo em seus banheiros. Segundo um porta-voz da Toto Brasil, os seis camarotes VIP da Arena Corinthians, o Itaquerão, também contam com Washlets.
O sanitário completo, da linha Neorest, que além dos dispositivos de limpeza também conta com sensores que permitem a abertura da tampa e descargas automáticas, tem um preço mais alto, em torno de R$ 20.000. O banheiro da sala do conselho de administração do Banco Itaú possui um Neorest, assim como a casa da apresentadora de TV Ana Maria Braga e a mansão do magnata da comunicação Roberto Irineu Marinho, no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro, segundo a Toto Brasil.
As vendas brasileiras do Washlet aumentaram 25% desde 2012 e as do Neorest, 15%, crescimento suficiente para o Brasil ser o único país da América Latina a ter uma subsidiária independente. Os demais países da região são atendidos pelo Departamento de Vendas da Toto EUA. Na esteira do crescimento dos imóveis de alto padrão, o consumidor residencial já representa perto de 90% das vendas da Toto no país. "Estamos presentes no mundo corporativo e na hotelaria de luxo, mas a maior parte das nossas vendas é para residências de classe alta", disse o porta-voz.
Também focada em residências de alto luxo, a americana Heaven Spas, há dois anos no Brasil, vende um produto de menor custo (em torno de R$ 9.000) e com recursos tecnológicos, de assentos com temperatura regulada até descargas automáticas. "O nosso produto é como o pedágio eletrônico nas estradas. Depois que você descobre, não quer mais enfrentar fila", diz Constantino Ester, diretor comercial da Heaven Spas. Ela não divulgou dados sobre as vendas no Brasil.
Nos EUA, a concorrência deve crescer. A American Standard planeja uma campanha publicitária entre US$ 3 milhões a US$ 5 milhões para promover seus vasos sanitários inteligentes. A Toto fechou acordos com hotéis de luxo, como o Kitano, em Nova York, para instalar os Washlets nos quartos. A empresa afirma que muitos consumidores que descobrem os vasos inteligentes dessa forma acabam comprando o equipamento para suas casas.
(Colaborou Eduardo Magossi.) wsj.com
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