quarta-feira, 29 de maio de 2013

REDE DE CONTATOS É FUNDAMENTAL


Manter uma rede eficiente e qualificada de contatos é fundamental tanto para quem está de olho em novas oportunidades de trabalho e crescimento na carreira quanto para quem está em busca de uma vaga.

Conhecer pessoas e manter uma rede eficiente e qualificada de contatos é fundamental tanto para quem está de olho em novas oportunidades de trabalho e crescimento na carreira quanto para quem está em busca de uma vaga. Além de manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho, o networking é apontado como o meio mais eficaz para se obter um novo emprego, pois as informações, em geral, primeiro circulam no meio profissional da própria empresa, depois “vazam” por meio do boca a boca dos profissionais do setor até que, no final deste ciclo, o anúncio sai na mídia, caso a vaga não tenha sido preenchida. Outro ponto forte do networking é que as pessoas de sua rede podem lhe fornecer informações cruciais para sua aprovação na entrevista.

Como usar o networking a seu favor?

É inegável que a rede de contatos é decisiva na hora de buscar um novo emprego, mas é preciso que a rede seja cultivada e que os contatos realmente conheçam você”, aponta a coach e gerente de projetos da Advis Consultoria, Lourdes Lovison. Segundo ela, é melhor ter uma pequena rede de contatos de qualidade do que uma vasta gama de contatos que mal o conhecem ou nem se lembram de você.
networking pense empregos
Alinhavar e lidar com sua rede de contatos é uma trabalho delicado e, como tudo na vida, sujeito a gafes. É importante, por exemplo, jamais forçar o relacionamento: “Nunca ‘peça’ emprego para seus contatos mais próximos e/ou potenciais; peçaconselhos’”, orienta a executiva. O segredo deste equilíbrio está na sutileza do contato pessoal e em evitar excessos na abordagem.
De acordo com Lovison, ao enviar mensagens para seus contatos mais próximos, comunique que você está buscando uma nova oportunidade e procure colocar resumidamente sua qualificação, mas jamais use expressões como “por favor conto com sua ajuda”  ou “tenho certeza que você me ajudará a conseguir um novo emprego”. “Estas são ótimas frases para criar desconforto e fazer com que estas pessoas até evitem encontrar você”, avisa.
Para evitar constranger seus amigos, chame por um aconselhamento mais do que um pedido. Para a especialista em coaching, é possível pedir apoio sem forçar uma situação: “Por exemplo, você pode ligar para um contato e dizer que está procurando uma oportunidade e que gostaria de ouvir uma opinião, alguns conselhos sobre seus planos futuros”. Ainda conforme a executiva da Advis Consultoria, é este o momento de entregar pessoalmente o seu cartão, seu currículo e fortalecer os elos existentes, para facilitar uma segunda abordagem.
As redes sociais também devem ser utilizadas com cuidado. Para a coach da Advis Consultoria, é recomendável evitar interagir demasiadamente nas redes sociais, publicando comentários em excesso, às vezes superficiais ou vulgares: “Cuidado com tudo o que você escrever nesses sites. Participe, mas não se torne aquele chato que está a todo momento comentando sobre qualquer assunto; evite também enviar e-mails em excesso, pois você corre o risco de ser bloqueado ou ser conhecido como um chato”.
Veja a seguir mais algumas dicas da consultora Lourdes Lovison sobre como fortalecer sua network:
> Divulgue-se. Comunique a sua rede de contatos que você está buscando uma oportunidade.
> Apresente-se. Disponibilize um material atualizado (currículo, portfolio, fôlder) e bem apresentado.
> Corrija-se. Se você não tem domínio total da língua portuguesa, peça para algum profissional do ramo revisar o material para você. Erros de gramática são fatais para qualquer candidato, pois os eliminam imediatamente dos processos seletivos.
> Esteja atento. Esteja atento às oportunidades de trabalho divulgadas nas redes sociais de internet, por isso verifique diariamente as novidades de sites de vagas.
> Seja discreto. Se você está empregado, cuide ao entrar em redes sociais em que seu empregador ou chefe possa fazer parte. Estar na mesma rede não é problema, mas evite expor abertamente que você está em busca de outro emprego.
> Seja coerente. Se você faz parte do LinkedIn, está procurando um emprego e se identifica como um profissional trabalhador e comprometido, jamais faça parte de uma comunidade chamada “odeio trabalhar” ou “odeio segundas-feiras” em outra rede social, por exemplo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário