sexta-feira, 31 de maio de 2013

CORPUS CHRISTI - É O COLORIDO DOS TAPETES PARA A PROCISSÃO

Mais uma vez a fria manhã do feriado religioso de Corpus Christi tornou a Avenida Santos Dumont (trecho em frente a Escola Estadual Erico Veríssimo) mais colorida.



Os tapetes que homenageiam a data envolveu alunos e professores das escolas de Jacutinga, o que propiciou belas imagens e estimulou a criação de novos tapetes de serragem com objetos dos mais variados, por onde percorreu a procissão.




 A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.


A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. "Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós", lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.

Participaram também entidades locais que confeccionaram TAPETES com IMAGENS que lembram ao momento  comemoração de Corpus Christi que é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.
 A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário