quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DESTAQUE POLÍTICO


 Ana Amélia é a segunda melhor senadora de 2011,
aponta ranking divulgado pela Revista Veja. Ana Amélia somou 7,2 pontos, apenas 0,1 a menos que o primeiro colocado, senador Francisco Dornelles, líder da bancada progressista na Casa. Crédito: DivulgaçãoO ranking dos melhores parlamentares divulgado pela Revista Veja desta semana apontou a gaúcha Ana Amélia (PP) como a segunda melhor senadora em 2011. O estudo foi feito em conjunto com o Núcleo de Estudos do Congresso do Rio de Janeiro.
Para elaborar o ranking, a Veja levou em consideração oito temas impactantes, como carga tributária menos e sistema tributário simples, infraestrutura, qualidade e gestão pública, combate à corrupção e qualidade da educação, entre outros.
Ana Amélia somou 7,2 pontos, apenas 0,1 a menos que o primeiro colocado, senador Francisco Dornelles, líder da bancada progressista na Casa.
- Estou trabalhando muito para fazer um mandato produtivo, honrando todos os compromissos assumidos. Esse reconhecimento representa uma alegria enorme e um grande estímulo. As responsabilidades são ainda maiores – disse Ana Amélia.
Destaque
A avaliação da Revista Veja coroa um primeiro ano de mandato marcado por reconhecimentos ao trabalho da senadora. Na premiação do site Congresso em Foco, em novembro, Ana Amélia recebeu o troféu como a parlamentar que mais defendeu os municípios entre todos integrantes do Congresso Nacional, além de ser indicada pelos jornalistas também entre os dez melhores senadores do ano.

Combate à corrupção
A parlamentar gaúcha também recebeu homenagens pelo trabalho no combate à corrupção. Foi agraciada com a medalha do Mérito Industrial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e com o prêmio da Fecomércio –DF destinado aos senadores que mais trabalharam em defesa da ética e moralidade na política.

Rio Grande do Sul
Ana Amélia também foi agraciada com um dos mais importantes reconhecimentos no Estado. No prêmio Líderes e Vencedores, promovido pela Assembleia Legislativa e Federasul, foi a mais lembrada na categoria Mérito Político.
Também na categoria Personalidade Política, Ana Amélia recebeu o prêmio Sindiatacadista. A iniciativa, lançada em 2011, teve por objetivo expressar o reconhecimento do setor a personalidades que tenham contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do comércio atacadista e da comunidade na qual atuam.
Durante a Expointer, em Esteio, a progressista ganhou o Troféu Guri, um reconhecimento da Rádio Gaúcha às personalidades que elevam o nome do Rio Grande do Sul Brasil afora.
Ana Amélia ainda foi homenageada com o Troféu Mérito Rural, concedido por produtores rurais de Condor e Panambi e pelo programa de rádio A Voz do Campo a pessoas que atuaram em defesa do setor.

Ascensão
A senadora do PP foi considerada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos 50 parlamentares em ascensão em 2011 no Congresso Nacional.
Divulgação: Assessoria de Imprensa Senadora Ana Amélia - Renan Arais 

“Estamos preocupados com o futuro do Rio Grande”, diz Bernardi em coletiva

 A coletiva do presidente Celso Bernardi ocorreu na sede do Diretório Estadual - Crédito: Geancarla de Aguiar A coletiva do presidente Celso Bernardi ocorreu na sede do Diretório Estadual - Crédito: Geancarla de Aguiar.
Preocupado com o desempenho administrativo e político do Governo Tarso Genro, o presidente do PP/RS, Celso Bernardi, apresentou uma avaliação progressista do primeiro ano do governo petista abordando temas como educação, estrutura administrativa do Estado, planejamento, desenvolvimento regional e situação da dívida pública do RS, nesta quinta-feira, dia 22, na sede do Diretório Estadual. “Neste primeiro ano o Governo Tarso passou longe de qualquer iniciativa de reforma estruturante, que realmente atacasse os grandes problemas do Estado, não solucionou os problemas macro do Rio Grande. Estamos preocupados do futuro, pois as medidas do governador são paliativas e de curto prazo”, disse Bernardi.
Para o presidente estadual progressista a grande preocupação é com o desequilíbrio das contas públicas, porque não se pode permitir que o Rio Grande volte a ter um déficit público crônico. “Aqui deixamos nossa primeira sugestão do PP, na busca de uma solução, que se faça uma auditoria para o encontro de contas entre o Estado e a União. Afinal, o governador Tarso durante a campanha defendeu o alinhamento das estrelas, agora é preciso cumpri-la”, afirmou o dirigente do PP/RS.
O tema Educação também foi ressaltado, especialmente na questão do piso salarial e de outra promessa de campanha do governador Tarso, que consta na página 15, do seu programa de Governo: “Defender o repasse de 50% dos royalties do Pré-sal para investimentos na Educação”. Segundo Bernardi, nada foi feito neste sentido, pelo contrário a proposta do Senador Cristóvão Buarque foi vetada pelo Presidente. “O PP/RS será parceiro na busca de novas fontes de financiamento para a área educacional, desde que não implique em aumento da dívida ou de novos impostos. Contar com parte do Pré-sal para a Educação reconhecemos, é uma boa medida”, ressaltou.
Assuntos como a Consulta Popular, a Dívida Pública Estadual e estrutura administrativa, assim como saúde, segurança e transporte também foram tratados na coletiva.
Mais que críticas e o posicionamento de oposição ao governo petista, o Partido Progressista apresentou sugestões. “Somos oposição, mas com responsabilidade, não queremos que tudo dê errado, mas que se cumpra com o que foi prometido” enfatizou Bernardi.
Entre as sugestões do PP/RS estão a de desenvolver ações de longo prazo para reduzir a máquina pública, com menos Secretarias e CCs, debater a questão Previdenciária do Estado, garantir que parte dos recursos pagos ao Tesouro Nacional a título de amortização da dívida contratada volte ao Estado como investimentos em infraestrutura e incorporar os saldos devedores das contas: Caixa Único, Depósitos Judiciais e ICMS exportação, em uma nova renegociação e a correspondente limitação de seu uso. “A partir de 2012, com o grupo de assessoramento que montamos, vamos fiscalizar as ações do governo estadual. Teremos um governo paralelo, acompanhando as atividades das secretarias”, destacou o presidente do PP/RS.
Para finalizar, Bernardi falou do projeto da sigla para as eleições de 2012, que visa ampliar a representação progressista à frente dos municípios gaúchos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário