JACUTINGA RECEBE SELO DE CIDADE AMIGA DA MULHER
O município de Jacutinga representado pelo seu prefeito Edegar Menin recebeu certificação pela atenção a causa da mulher, através de iniciativas locais, em parceria com o estado.
A Coordenadoria Estadual da Mulher no dia 19 de maio, entregou a certificação do título Cidade Amiga da Mulher a 41 municípios.
O projeto visa melhorar a gestão das políticas públicas para a mulher fortalecendo a parceria estado-município, através da execução compartilhada de atividades em prol das gaúchas. O projeto faz parte do Programa Estruturante Nossas Cidades
Em seu discurso, a Coordenadora Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, enfatizou o comprometimento de cada cidade no trabalho de promoção e proteção da mulher. “Cada um desses municípios, para fazer jus a certificação de Cidade Amiga da Mulher, cumpriram uma série de requisitos. Entre estes, eu destaco a criação de respectiva Coordenadoria Municipal da Mulher e a elaboração do Plano de Ação Municipal, contemplando quatro áreas importantes para a mulher, como autonomia e geração de renda, educação inclusiva e não sexista, saúde e enfrentamento da violência”, afirmou.
A Governadora do Estado, Yeda Crusius, mandou uma mensagem especial para as cidades, ressaltando o potencial de todas com a certificação. “Em nossa gestão, aproveitamos esse potencial do Governo do Estado para semear novos valores e projetos, e agora estamos em fase de colheita. É nesse contexto que se inclui a criação e a implantação exitosa do selo Cidade Amiga da Mulher, que reconhece o empenho dos municípios em ações voltadas às mulheres, porque cada certificação significa, na prática, respeito aos direitos da mulher e inclusão social”, disse na mensagem.
Os secretários estaduais da Educação, da Saúde, do Planejamento e Gestão,a presidente da EMATER prestigiaram o ato.
O prefeito de Jacutinga Edegar Menin representando os prefeitos gaúchos manifestou-se enfatizando o trabalho e a atenção com que a coordenadora estadual da mulher MARIA HELENA GONZALES vem tratando as causas da mulher, e buscando inserir neste processo de valorização da mulher gaúcha todas as cidades do Rio Grande do Sul. Destacou também a forma de governar liderada pela govenadora Yeda Crussius: ¨Nosso estado vive um momento ímpar e que orgulha a cada um de nós. Por onde passamos vemos a participação do estado, realizando obras, melhorando a vida do cidadão. Temos orgulho de viver no tempo em que o governo organizou a casa, um governo comprometido com a boa gestão dos recursos públicos, que dá atenção aos municípios, que valoriza os pequenos municípios, que cria programas de inclusão de todos os segmentos da sociedade gaúcha. Conhecemos o programa que visa valorizar a mulher, aderimos e ao receber a certificação hoje de que Jacutinga é cidade amiga da mulher, e em nome dos municípios que recebem este selo hoje, quero reafirmar nosso comprometimento em implementar, desenvolver e dar ainda mais atenção as ações em prol das mulheres. Nosso agradecimento e nossa homenagem a governadora Yeda, a coordenadora Maria Helena e ao governo de todos os gaúchos. ¨Concluiu reafirmando sua convicção que o estado está no caminho certo e que a figura da mulher sempre terá lugar de destaque: ¨ Parabéns a mulher gaúcha que tem um governo comprometido com a causa da mulher, figura singular em qualquer sociedade, e que passa ter nos municípios mais um espaço exclusivo a serviço da causa feminina.Nossos gradecimentos a guerreira governadora YEDA, ao governo gaúcho o qual comanda com competência ímpar, governo este, que escreve uma importante página de sucesso na história de nosso estado, cumprindo um papel e que marcará a vida de todos, superando obstáculos e construindo um estado cada vez melhor para vivermos.¨
Somente dois muncípios do Alto Uruguai foram reconhecidos com o título de Cidade Amiga da Mulher, ocasião em que os prefeitos Neri Montepó e Edegar Menin receberam a placa e o certificado alusivo ao evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário