terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O dia que todos deviam ir pra rua.

Apesar de expressiva presença popular. 
O número esteve bem aquém do esperado. 
A convocação via redes sociais não mobilizou da forma esperada. Dia 13 era a data pra tirar o 13 do poder. 
Quem foi, se mobilizou, gritou, fez sua parte. 
Mas o momento é de descrédito, onde o presidente da câmara dos deputados e o  presidente do senado passam por uma enorme crise de credibilidade.
Razões estas que infelizmente desmotivam o cidadão a sair pra rua e pedir o impedimento da líder da nação. 
Por sinal uma  líder que já não tem mais liderados.
Nossa presidente não consegue mais reunir gente ao seu lado, aliás boa parte de seus íntimos contatos já residem sob vigilância policial, seja ano presidio ou alojamentos em delegacias de polícia.
E os demais amigos ou seus colaboradores temem ser visitados pelo famoso e simpático japonês da PF.

O desejo de respeito ao cidadão ainda permanece nas mentes de dos brasileiros. Aguardemos.
 Mas vai dar certo.





segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chimarrão é óleo sobre tela. Arte pura.

O artista plástico Paulo Roberto Gobo tem seu trabalho exposto na Galeria de Arte do  da Câmara em Brasília, e faz parte das atividades do Centro Cultural Câmara dos Deputados que apresenta a IX  Exposição Arte Cidadã.
Entre outras obras expostas destaco o trabalho do paranaense que homenageia o Chimarrão.
Belas e muito elucidativas peças, é arte moderna, belas pinturas a óleo sobre tela, que retratam a paixão e o dedicado ritual do preparo do mate amargo.
Parabéns ao grande artista.
A seguir registro este trabalho na exposição.


ERVA-MATE QUER UM LUGAR DE DESTAQUE NO CENARIO ECONÔMICO.

Um produto consagrado no sul do país devido ao chimarrão. Reconhecido no centro oeste do país pelo sucesso do tereré, e a bebida símbolo da cidade maravilhosa via chá-mate.  São algumas das razões que notabilizam e destacam a erva-mate, que é exportada para mais de 30 países, tem quase 200 propriedades medicinais e geram mais de 700 mil empregos. Razões estas que levaram a reunir-se importantes líderes da cadeia produtiva do  setor ervateiro em Brasília e no ministério da agricultura a câmara setorial da erva-mate discutiu com a participação de outros líderes a estratégia de ampliar a presença da erva-mate na vida sócio econômica mundial. Na oportunidade foi apresentado o projeto de lei que cria a Política Nacional da erva-mate, de autoria do deputado Afonso Hamm, que busca valorizar a qualidade do produto e estimular a produção e industrialização da erva-mate, criando assim uma legislação específica.

SEMANA DECISIVA, PERO, NO MUCHO.

A segunda semana de dezembro, aparentava ser uma das mais decisivas do ano. Isto do ponto de vista do conturbado momento político.  Previu-se que ia pegar fogo. Tendência de der oomento mais quente do ano. ( Apesar que é  ano emblemático. Tudo certo porém, nada certo) A semana inciou com a virada política nacional, e a contundente vitória da oposição na votação que escolheu a chapa que comporá a comissão que analisará o processo de Impeachment. Porém após muita peleia, muita briga de fato, não só verbal, o governo perdeu. Mas no tapetão os governistas congelaram a fervura. Impedindo a continuação dos trabalhos do parlamento nacional. E pra coroar tudo isso a Presidente Dilma em mais uma de suas atrapalhadas manifestações disse que o legislativo não poderia parar o Brasil com tal processo. Porém a seu comando o STF paralisou o Congresso. E daí. Para ou não para. Que semana, que era pra ser o inicio do fim do ano, mas é o início de um Grande imbróglio. Semana que era pra ser quente e congelou.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

HOSPITAL VAI ADQUIRIR MAIS EQUIPAMENTOS HOSPITALARES.

Afonso Hamm destina emenda para Hospital São Judas Tadeu de Jacutinga

O município de Jacutinga está sendo contemplado com nova emenda de autoria do deputado federal Afonso Hamm. Desta vez, o recurso será direcionado para aquisição de equipamentos para o Hospital Beneficente São Judas Tadeu. O Ministério da Saúde - Fundo Nacional de Saúde autorizou o empenho da emenda, no valor de R$ 142.520,00. A indicação da emenda atende a reivindicação das lideranças do Partido Progressista de Jacutinga.
Os recursos serão direcionados para compra de duas poltronas Hospitalar, uma Cama Hospitalar Tipo Fawler Elétrica, um Detector Fetal, três Camas Hospitalar Tipo Fawler Mecânica, um aspirador de Secreções Elétrico Móvel, três Carros de Emergência, quatro Computador (Desktop-Básico), Freezer Comum, três Impressoras Laser (Comum), quatro Mesas de Cabeceira, duas Réguas de Gases (Assistência Respiratória de Parede), quatro Longarinas, quatro Carros de Curativos e duas Lavadoras de Roupas Hospitalar (capacidade até 50 Kg). Além disso, o montante será direcionado para compra cardioversores, dois Ar Condicionado, uma Longarina, uma Balança Tipo Plataforma, uma Centrífuga de Roupas (capacidade acima de 20 Kg), uma Calandra de Baixa Produção (com cilindro de até 2 metros) e uma Geladeira/Refrigerador.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

NO AUTOMÁTICO.

O texto de : Pedro Superti destaca uma lição de vida.

Lições de Marketing: O Quê Você Pode Aprender Com Este Pacote de Balas?
Deixa eu te contar uma história que acabou de acontecer.
Almoçando na PizzaHut do Aeroporto de Guarulhos (sim, só como em lugares saudáveis!), um homem relativamente BEM vestido, aparentando ter seus 27 anos se aproxima e pede "Com licença, você poderia comprar um almoço pra mim? Pode ser o mais barato".
Eu tenho tantos motivos para ser grato na vida, tanta coisa para agradecer, que olhei pra ele por uns 5 segundos e disse "Claro. Pode sentar aqui (mesa ao lado)", pisquei para a garçonete e ela tirou o pedido dele. Ele agradeceu bastante e se foi (pedido para levar).
Cerca de 10 minutos depois um rapaz de uns 17 anos, relativamente MAL vestido vem abordando as mesas, oferecendo chicletes à venda. Quando ele se aproximou da minha mesa, eu quase que no piloto automático disse "Não, obrigado". Ele se foi.
Depois de alguns segundos, caiu a ficha. Porque o primeiro só pediu e já recebeu? Porque o segundo, que não estava pedindo , mas trabalhando (oferecendo algo de valor - chiclete - em troca de algum possível dinheiro) recebeu um não automático?
Percebi que estava errado. Eu estava errado.
Levantei, corri atrás do rapaz e consegui alcançá-lo. Expliquei que queria comprar algo sim. Saquei uma nota de R$10, peguei um pacote de balas e disse que ele poderia ficar com o troco.
O olhar dele brilhou de uma forma, ele quer não acreditou. O semblante dele foi de muita surpresa, como se tivesse ganho um carro, uma casa. Inexplicável. Sério.
Ele então me disse que vendendo balas pois estava juntando dinheiro para comprar um tênis de final de ano, e apontou para o par velho e surrado que estava usando.
Minha garganta apertou. Minha voz engasgou.
Disse para ele que continuasse assim. Que se ele sempre corresse atrás do seu sonho, pagando o preço, teria muito mais do que um par de tênis nessa vida.
Demos adeus e partimos.
Por que eu estou compartilhando esse relato com você?
Enquanto eu sento para escrever esta história, vejo que tem algumas lições que podemos aprender:
1. O poder de uma história.
Se ele tivesse falado do tênis primeiro, se apresentado assim, acho que iria vender MUITO mais. Quantos vezes nós dizemos o motivo real pelo que estamos fazendo as coisas, quando precisamos de alguém faça algo por nós? Se eles comprarem nossa missão, fica muito mais fácil de nos ajudarem.
2. Nosso cérebro perigoso.
Nosso cérebro adora pregar peças na gente. Por que eu disse sim para um não para o outro, de forma quase automática? Muitas vezes nossa primeira reação não é a melhor reação.
3. A importância sair do piloto automático.
Como é importante estamos presentes no que estamos fazendo. Sempre. Ao conversar com alguém. Ao dirigir. Ao tomar uma decisão. Se esta fazendo algo, faça bem feito e de forma consciente, não pode ser no piloto automático.
4. Recompense o trabalho, não o pedido.
Muitas pessoas acreditam que a vida, o universo, os céus, o governos tem OBRIGAÇÃO de nos dar as coisas. Isso não existe. Quem faz por merecer, quem paga o preço, quem corre atrás, esse sim merece os frutos do trabalho. Recompense, estimule, incentive quem está tentando fazer a coisa certa (mesmo que seja a mais difícil). Todos ganham assim.
Segue a foto do resultado desse meu encontro com esse rapaz.







Mas sabe ele que eu sai ganhando MUITO mais de nosso pequeno contato do que ele.
E você? Identificou alguma lição nessa história que eu não tenha visto? Me conte nos comentários, por favor.

TEMPOS DIFÍCEIS.MAS TEM SOLUÇÃO.

Está cada vez mais claro.
Está comprovado via pesquisa eleitoral a incompreensão a insatisfação (só para não ser muito ofensivo)  deste e com este governo que balança e não acerta o rumo.
Eleger culpados para não aceitar o que o povo cobra, é algo que não pode ser aceito.
Não justifica atribuir ao cambaleante presidente Cunha a responsabilidade por iniciar o saudado processo de impeachment.
O denunciado e baleado presidente da Câmara dos Deputados resiste e utiliza as armas que tem, visando continuar seu mandato.
Porém questionar os atos deste processo recém lançado e considerar golpe, é um golpe baixo dos governistas.
Permitam investigar e discutir o que ocorreu.
As falhas já apontadas pelo TCU, a paralisação do país, o desemprego, e o desgoverno estão entre muitas outras razões que estimulam o povo a querer mudança.
Se o Temer não cumprir com seu papel. Faca-se o mesmo.
Se o Cunha não tiver competência ou moral para permanecer, que sejam tomadas as providencias e assim também com o Renan e com quem mais tiver que ser punido pelas suas falhas.
Mas permita-se julgar e fazer justiça.
Enfim precisamos dar um fim a este estado de coisas que nos envergonham de ver e ouvir.


DE NOVO CHEGAMOS DEPOIS - O EFEITO ORLOFF.

Infelizmente inicio este texto com uma palavra que destaca o negativo. 
Mas não podia ser diferente.
Vivemos momentos difíceis e não é por falta de alerta, de discussões e inúmeras comprovações que estamos vivenciando esta cruel crise.
Mas novamente o efeito Orloff será reeditado. 
Novamente, ou quase sempre a Argentina sai na frente e percebe a  necessidade de mudança, a necessidade de fazer diferença e toma a iniciativa.
A liderança que por vezes nos parecia peculiar para o Brasil, agora comprova-se que os hermanos são mais audaciosos e de novo chegamos depois.
A esquerda e o poder de fogo dos Kirchner terminou. 
Na Venezuela no dia ontem, a demagógica politica do Bolivarismo comandada por Maduro dando seguimento ao Chavez afundou.
E novamente não chegaremos ao pódio. 
Está na hora de tomarmos a iniciativa. 
De ocupar um lugar de vanguarda e deixar de seguir os exemplos de nossos vizinhos.
Chega de copiar.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Afonso Hamm também votou pela derrubada do veto de Dilma. O deputado votou a favor dos Aposentados. Veja no: blog do Jornalista Polibio Braga:...

blog do Jornalista Polibio Braga: Afonso Hamm também votou pela derrubada do veto de...: O deputado Afonso Hamm, PP do RS, também reclamou da informação que o editor passou na quarta-feira a noite, quando da votação do veto de ...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SISPUMUJA REALIZA MAIS UMA BELA FESTA




O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jacutinga/RS realizou o tradicional encontro de seu quadro social  visando as comemorações do Dia do Servidor Público uma grande festa onde Servidores Públicos associados ao SISPUMUJA foram recepcionados pela direção do sindicato que ofereceu além de um animado jantar dançante, sorteio de brindes  e um presente ( kit com 2 pratos de porcelana e dois garfos e 2 facas personalizados) ao associado.





 




O presidente do SISPUMUJA Ronaldo Bordin se manifestou, destacando a data comemorativa e o trabalho do sindicato. 
Os representantes do executivo prefeito Gelsi Lodea e do legislativo o presiedente da Câmara de Vereadores Avelino Ricardo Menegaz destacaram a data e a atuação dos servidores públicos em prol da comunidade.

O evento ocorreu na sexta-feita do 31 de outubro na sede do Clube Cruzeiro, e na oportunidade manifestei a importância do trabalho dos servidores públicos, bem como o esforço do sindicato e seus representantes no sentido de valorizar a categoria e buscar os direitos desta classe trabalhadora.





sexta-feira, 13 de novembro de 2015

AFONSO HAMM VISITOU A REGIÃO DO ALTO URUGUAI





Um roteiro que incluiu atividades politicas partidárias, inaugurações de obras e reuniões de interesse comum, foi realizado pelo Deputado federal Afonso Hamm no norte do estado. Acompanhei o parlamentar nesta produtiva agenda.
Em Erechim, o deputado Afonso Hamm reuniu-se com o ex presidente da APADA (Associação dos pais e Amigos do Deficientes Auditivos Nadir Pereira da Silva um dedicado lutador pelas causas dos deficientes auditivos (surdos), que apresentou  informações visando a elaboração de uma proposta de projeto para que os concursos públicos sejam realizados com a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


 Na Rádio Difusão o deputado foi entrevistado pelo experiente radialista Edson Machado da Silva.





Também conheceu  o Banco de Sangue regional em Erechim, na ocasião estava acompanhado  do presidente do PP Erechinense, José Montovani, da Secretária Inês Assen, do município de Aratiba e da líder da Mulher Progressista local Denise Gomes, ocaisão em que fomos recepcionados pelo administrador da entidade Jackson Arpini. Os integrantes da Associação Beneficente do Banco de Sangue apresentaram o projeto de recuperação, tendo em vista que hoje os trabalhos estão enfrentando algumas dificuldades.










Em Paulo Bento, o deputado participou de reunião com algumas lideranças do PP, como o vereador Hildo Gromam, o prefeito Pedro Lorenzi e o vice-prefeito, Celso Santolin.






 


Em GETÚLIO VARGAS foi recepcionado e participou de almoço com lideranças da região. Foi o momento de reafirmar ainda mais compromisso com Alto Uruguai. Em Getúlio Vargas, anunciou o empenho da emenda que destinou no Orçamento de 2015, no valor de R$ 200 mil para aquisição de equipamentos para os Postos de Saúde do município.















                 O parlamentar manteve contato com  ex-prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó durante  roteiro na região do Alto Uruguai.







Em Jacutinga Afonso Hamm foi recepcionado pelas lideranças locais. O evento organizado pelo presidente do PP local Ninho Foletto oportunizou a um amplo debate sobre vários temas de interesse da comunidade, bem como destacando a ação parlamentar de deputado Afonso Hamm em prol do país e das causas de Jacutinga.



Direção dos Hospital São Judas Tadeu de Jacutinga agradeceu o deputado Afonso Hamm pela destinação de recursos para aquisição de equipamentos hospitalares a entidade




Vereadores da bancada Progressista e líderes do PP entregaram uma moção de apoio a iniciativa do Deputado Federal Afonso Hamm que cria o Porte Rural de Armas aprovada 
pela Câmara de vereadores de Jacutinga.







Os Progressistas de Jacutinga e líderes comunitários recepcionaram o deputado Afonso Hamm e dialogarem sobre momento político vivido no país, no estado e também no município. Oportunidade em que o congressista que foi o mais votado em Jacutinga apresentou suas iniciativas no parlamento, bem como os líderes agradeceram a colaboração do deputado com as causas de Jacutinga.



O Deputado Federal Afonso Hamm vistoriou acompanhado do prefeito de Quatro Irmãos Adilson De Valle e equipe as obras de pavimentação asfáltica em vias da cidade. Está obra é executada com recursos indicadas pelo parlamentar federal em parceria v o município.









               E anunciou aos lideres do município de Quatro Irmãos o empenho de recursos para agricultura no valor de R$ 100.000,00 para aquisição de máquinas/equipamentos agrícolas.





O deputado Afonso Hamm participou de uma série de inaugurações no município de Erebango, entre as quais a pavimentação de uma importante rua da cidade, obra esta viabilizada com recursos destinados pelo deputado Afonso Hamm. 



Em seu pronunciamento o Deputado destacou sua relação de confiança e parceria com município. Destacou o belo trabalho da administração municipal e que sempre esteve ao lado das boas iniciativas do governo local, apoiando e destinando os recursos para a realização de obras em benefício da comunidade.







O Deputado Afonso Hamm manteve contato com Vanderlei Zanellato e comitiva de Floriano Peixoto.












No momento que acompanhava o deputado federal Afonso Hamm no momento em ouviu do secretário de agricultura Adriano Ostrowski e do secretário de obras o agradecimento ao deputado pelos recursos enviados via emenda ao município de Centenário para uma patrulha agrícola.


                

          

               O ex prefeito de Barão de Cotegipe Vladimir Farina e sua esposa Anelice conversaram com o deputado sobre temas de interesse de seu município.





O deputado Afonso foi recepcionado por lideranças de Ernestina.






Durante roteiro na região do Alto Uruguai ele foi recepcionado por lideranças do município de Sertão: os vereadores progressistas, Pedro Gobbo e Vilmar Barnieri (Bima) e o apoiador, Marco Antonio Gobbo. Para ‪‎Sertão‬ onde já destino o montante de R$ 635 mil em emendas.





 Neste roteiro na região do Alto Uruguai  o deputado se encontrou com lideranças de Estação Estação: o prefeito Geverson Zimmermann, o vereador Alciones Domingos Conte (Pé) e o senhor Beledelli. Para este município já destinou o montante de R$ 747 mil em emendas.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

HOSPITAL DE JACUTINGA CONTA COM RECURSOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Fui recebido pela direção e funcionários da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu de Jacutinga, que administra o Hospital e que atende o público de vários municípios da região. Na ocasião tratamos das emendas destinadas pelo deputado federal Afonso Hamm, o qual solicitou que fosse entregue a documentação informando a entidade sobre o depósito na conta bancária desta sociedade no valor de 150 mil reais visando aquisição de equipamentos hospitalares, bem como o parlamentar informou que foi autorizado mais um convênio devido a sua emenda parlamentar destinando 142 mil reias para adquirir mais equipamentos hospitalares. Os integrantes da direção agradeceram o empenho do Deputado Afonso Hamm em prol desta unidade hospitalar, bem como seu Trabalho na defesa da saúde e sempre buscando liberar recursos e atuando junto aos ministérios para auxiliar os municípios e entidades da região.

OS CONTÍNUOS OBSTÁCULOS VIVIDOS PELOS PELOS SURDOS PRECISAM DE ATENÇÃO

Conheci as atividades, os alunos e os profissionais que trabalham na escola de surdos que funciona junto à escola Santo Agostinho de Erechim. 
"Pofessora surda Eudzéia Martins, professora intérprete de Libras Vera  Galli, alunos surdos do sétimo ano Leandro, Kelly e Matheus, alunas surdas do quinto ano Jeise, Kthelyn e Jociele"












 Pofessora surda Eudzéia Martins, professora intérprete de Libras Vera Galli, alunos surdos do sétimo ano Leandro, Kelly e Matheus, alunas surdas do quinto ano Jeise, Kthelyn e Jociele


O Enem e a prova Brasil representam um sério obstáculo para esses alunos. Solicitaram que eu apresente ao Deputado Afonso Hamm a situação vivida por estes alunos os quais clamam por uma política mais adequada e de inclusão social para os surdos.
Ouvi relatos da professora Vera Galli e também da diretora da escola Soleni Janesco, sobre a necessidade de mais atenção com os alunos surdos.
Diretora da Escola Estadual Santo Agostinho, que abriga a escola de surdos e a professora Vera Galli na oportunidade que tratamos sobre a necessidade de mais atenção e respeito com os surdos.

Texto do Porte Rural de Armas será votado no plenário da Câmara dos Deputados


O texto do Porte Rural de Arma proposto pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) na Comissão Especial que analisou o Projeto de Lei 3722/2012, do deputado Rogério Peninha Mendonça, que regulamenta a posse e porte de armas, irá a votação ao plenário.
A manutenção do texto no substitutivo do deputado federal Laudívio Carvalho ficou garantida durante votação dos 12 destaques, nesta terça-feira na Comissão.

O Partido Verde apresentou um destaque para suprimir do relatório, já aprovado na última semana, os artigos 71, 72 e 73, que permite o Porte Rural de Arma aos proprietários e trabalhadores, maiores de 25 anos, residentes na área rural, e que dependam do emprego de arma de fogo para proporcionar a defesa pessoal, familiar ou de terceiros, assim como, a defesa patrimonial. No entanto, a maioria dos deputados votaram pela rejeição do destaque, mantendo o texto original do relator, proposto pelo deputado Afonso Hamm.

Conforme o texto, a licença para o porte rural de arma nos limites da propriedade, será concedida mediante apresentação documental, comprovante de residência em área rural e atestado de bons antecedentes. A licença terá validade de 10 anos e é restrita aos limites da propriedade rural, condicionada à demonstração simplificada, à autoridade responsável pela emissão, de habilidade no manejo da categoria de arma que pretende portar. A arma de fogo do titular será cadastrada e registrada no Sistema Nacional de Armas (SINARM).

  Hamm destaca a importância dos parlamentares terem votado pela rejeição desse destaque que excluiria o porte rural de arma. “O texto proposto tem como propósito, que os trabalhadores e produtores rurais sejam providos de segurança em defesa da vida, dos familiares, de terceiros e do patrimônio, já que devido a distância do meio urbano ficam desprotegidos da atuação das autoridades responsáveis em promover segurança”, conclui.

Projeto que aumenta a pena para crime de abigeato será relatado pelo senador Aécio Neves

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Afonso Hamm, que prevê penas mais graves e multa para quem cometer crime de abigeato (furto de animais), abate clandestino de gado e comercialização da carne, já tem relator na Comissão de Constituição e Justiça, do Senado Federal, é o senador Aécio Neves.
A proposta que na Câmara tramitou com o número 6999/2013, foi aprovada em setembro, no plenário da Câmara dos Deputados. Agora, no Senado Federal passou a tramitar com o número 128/2015.

A proposta acrescenta ao Código Penal a tipificação do crime de furto. O crime de aquisição, receptação, transporte, condução, ocultar, ter em depósito ou vender esses animais com a finalidade de produção ou comercialização, terá como pena a reclusão de dois a cinco anos e multa que pode ser de 10 a 360 dias/multa. Atualmente, a condenação é de um a quatro anos, com multa.

A Lei 8.137/90, que define os crimes contra a ordem tributária e econômica e contra as relações de consumo, também será alterada. Para quem comercializar e expor a carne clandestina, a pena é de detenção, de dois a cinco anos e multa que será na faixa de 500 a mil dias/multa.

Hamm salienta sobre a importância desse projeto que cria a tipificação do crime de abigeato no Código Penal visando oferecer mais segurança ao produtor rural. O parlamentar esteve reunido com o senador para explicar as razões do projeto que também é questão de saúde pública, já que muitas vezes a carne consumida não tem garantia de procedência lícita, podendo comprometer seriamente a saúde humana.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A SEGURANÇA NO CAMPO PRECISA DE ATENÇÃO


O deputado federal gaúcho Afonso Hamm  ultimou tratativas com o deputado federal Laudivio Carvalho PMDB/MG, que é relator na comissão especial do Projeto de Lei 3722/2012 (que trata do estatuto do controle de armas de fogo), e o deputado Alberto fraga DEM/DF buscando garantir um texto adequado para que se permita o porte de armas no meio rural. 

A proposta do parlamentar gaúcho atende a uma antiga reivindicação do homem do campo, que clama no mínimo pela oportunidade de poder contar com um instrumento de defesa pessoal, mesmo que seja para fazer barulho (chamar a atenção), quando da invasão de sua propriedade pelos delinquentes, que sabem que o campo está desprotegido. 
 
A proposta de Hamm visa permitir o Porte Rural de Arma de Fogo aos proprietários e trabalhadores maiores de vinte e cinco anos, residentes na área rural, e que dependam do emprego de arma de fogo para prover o sustento ou a defesa pessoal, familiar ou de terceiros, assim como a defesa patrimonial.

O texto define também que a  licença para o porte terá validade de dez anos e será restrita ao limite da propriedade rural, não cometendo delito o proprietário e o trabalhador residentes na área rural encontrados, nos limites da propriedade, com arma registrada. 

O parlamentar gaúcho destacou que a propriedade rural é local de trabalho, geração de renda e produção de alimentos, é também o ambiente de convívio e permanência deste trabalhador do campo. Nestas áreas isoladas há certa facilidade de ser realizado furto e assalto, seja de gado, de veículos, máquinas e outros objetos, e até da residência dos moradores.


A matéria será discutida na comissão especial que trata da regulamentação da posse e porte de armas (PL 3722/2012) de autoria do deputado Rogerio Peninha Mendonça PMDB/SC, no dia 20 de outubro.

Você toma vinho todos os dias, veja o que acontece quando

Apesar de os especialistas em saúde do passado salientarem os malefícios do álcool, parece que o vinho tinto tem um efeito realmente benéfico para nossa saúde. Mas a quantidade precisa ser adequada.
Os apreciadores de vinho têm motivos para comemorar. [Foto: Rex]
Em excesso, pode aumentar o risco de câncer, e em quantidades muito pequenas pode impedir que você colha os benefícios de apreciar a bebida com moderação. O ideal é uma taça de vinho todas as noites na hora do jantar, mas o vinho precisa ser tinto.
Segundo um novo estudo do Annals of Internal Medicine, um copo de vinho tinto à noite, durante a refeição, pode mantê-lo longe dos consultórios, melhorando os níveis de colesterol e o ajudando a dormir melhor, caso você ainda não tenha descoberto este benefício por si mesmo.
Pesquisadores da Ben-Gurion University acreditam ser seguro e eficiente tomar um copo de vinho tinto por dia, mesmo no caso de pessoas com diabetes tipo 2. Esta condição deixa as pessoas mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, pessoas que têm diabetes tipo 2 têm baixos níveis de colesterol HDL, observa os autores do estudo. 
Os pesquisadores analisaram 224 pessoas que ainda não tomavam vinho e pediram que elas tomassem 150 ml de água mineral, vinho branco seco ou vinho tinto seco por dois anos. Ao longo do tempo, os participantes foram monitorados de modo que os cientistas pudessem identificar biomarcadores de controle glicêmico, lipídios e funcionamento do fígado. 
Os resultados foram bastante surpreendentes. Aqueles que tomaram vinho tinto tiveram um aumento em seus níveis de colesterol HDL e uma melhor porcentagem de colesterol benéfico do que aqueles que tomaram água. Além disso, este grupo dormia muito melhor do que os outros. 
Embora todos do grupo estudado tivessem diabetes tipo 2, é provável que os efeitos positivos do vinho sejam benéficos para todos nós. Ele é conhecido por queimar gordura e reduzir a pressão arterial. Alguns especialistas dizem que o vinho também possui efeito antienvelhecimento. 
Claramente há um motivo para que a prática de tomar uma taça de vinho por dia, seja um sucesso no Mediterrâneo.