quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por que o RS não tem ambiente propício para a inovação

Saiba por que o RS não tem ambiente propício para a inovação,, conforme anunciou Políbio Braga.

 Não foi exatamente com estas palavras que o presidente do Conselho de Administração da Altus, Ricardo Felizzola, referiu-se a dois dos mais graves problemas que impedem o pleno desabrochar da economia do RS, mas foi desta forma que o editor entendeu o recado dado por ele nesta quarta-feira ao meio dia na Federasul, ao falar sobre Inovação:
1) Má educação.
2) Apego carnal a uma cultura baseada em valores ultrapassados.
. Ao avisar que mais inovação gera maior competitividade e com isto a prosperidade é resultado direto, Ricardo Felizzola listou os quatro principais ativos da inovação: 1) capital humano. 2) conhecimento. 3) cultura empresarial. 4) marcos legais.
. O Brasil está muito longe de integrar o time de Países inovadores.
. Aqui tudo é mais lento, como no RS é ainda mais lento.
. Na palestra que fez para um público que ouviu tudo em silêncio sepulcral, o presidente do Conselho de Administração da Altus listou as 10 maiores empresas mais inovadoras do mundo, 90% delas das quais são americanas e 10% asiáticas. Entre elas estão:  Facebook, Google, Salvar City, Amazon, Square e Twitter. Há 10 anos, a proporção era de 40% por 60%.
- A inovação, ensinou Felizzola ao seu distinto público, é resultado da educação e do empreendedorismo, só existe no capitalismo porque não há inovação sem mercado. Ela só acontece em ambiente propício e é resultado da competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário