terça-feira, 1 de junho de 2010

IMIGRAÇÃO ITALIANA FOI HOMENAGEADA

SESSÃO SOLENE HOMENAGEOU OS 135 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL

Prestigiada pela comunidade Jacutinguense, a sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Jacutinga, reverenciou os 135 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL foi realizada no dia 31 de Maio de 2010, e contou com entusiasmados discursos lembrando a saga dos imigrantes italianos e o posterior sucesso dos descendentes no estado.

A sessão proposta pelo presidente da casa Vereador Avelino Ricardo Menegaz contou com a presença do presidente do COMVERS e da La Piave Fainors Luiz Carlos Piazetta que ressaltou o trabalho das entidades italianas que buscam resgatar e preservar a cultura italiana. Fez ainda um relato de seus estudos que buscam valorizar a iniciativa dos descendentes italalianos e dissertou sobre as dificuldades enfrentadas pelos colonizadores italianos, que buscavam uma vida nova na América, trazendo na bagagem apenas a esperança de aqui encontrar terreno fértil para vencer.

O vereador Paulo Cezar Tortelli (PP) destacou o especial momento em que a casa do povo Jacutinguense reúne-se para prestar homenagens a esta tão importante data , que marca as comemorações dos 135 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. ¨Nossa comunidade formada a principio somente por Italianos ou seus descendentes, que a aproximadamente 100 anos ocuparam estas terras (e que pagaram por elas) e passado este longínquo tempo ainda permanece com ares da terra de origem.

Quem por aqui passa identifica a colonização italiana, as ruas e avenidas da cidade tem os nomes das famílias de lá migradas. ¨

Lembrou o intercambio internacional com o município de Pederobba / Treviso, na região do Veneto, no norte da Itália e que através do Gemelaggio que busca estabelecer uma permanente relação de amizade e contato que venha propiciar aos Jacutinguenses estreitar os laços de fidalguia e manter contato permanente com o país de origem de nossos antepassados.

Destacou a influencia italiana na região: as festas italianas, a vida em comunidade, a fé, a dedicação a família, a vida em comunidade e o amor ao trabalho, são marcas clássicas dos italianos, que são preservadas em nossa sociedade. Este amor ao trabalho contribui economicamente, bem como as alegres canções e danças típicas que são conservadas e incorporadas no dia a dia de nossa sociedade e em especial na tradição gaúcha. Por todas estas referências, esta sessão solene justifica-se, e nosso reconhecimento aos imigrantes e as entidades que representam a etnia italiana faz- se necessário.

O vereador propositor da homenagem Avelino Ricardo Menegaz (PDT) fez um apanhado da história da colonização, destacando importantes situações que desencadearam o fortalecimento da etnia italiana no estado, conforme o discurso proferido na sessão solene, além de citar a relação Jacutinga/Pederobba que visa estreitar as relações entre os descendestes e seu país de origem: ¨ EM 20 DE MAIO DE 1875, CHEGARAM AS TRÊS PRIMEIRAS FAMÍLIAS DE ITALIANOS ONDE HOJE É NOVA MILANO, INAUGURANDO ASSIM UMA MIGRAÇÃO QUE CHEGOU A CERCA DE 100 MIL PESSOAS VINDAS DA ITÁLIA E QUE HOJE REPRESENTA 3 MILHÕES DE PESSOAS, 30% DA POPULAÇÃO DO NOSSO ESTADO. POR ISSO, QUEREMOS PRESTAR UMA HOMENAGEM, ATRAVÉS DESTA SESSÃO SOLENE, PELA PASSAGEM DOS 135 ANOS DE IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL.

TEMOS AMOR PELO QUE OS IMIGRANTES NOS TROUXERAM DE BOM: O ESPÍRITO DE FÉ, DA FAMÍLIA, DA COMUNIDADE E DO TRABALHO, PODEMOS CITAR AQUI A CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL IMPORTANTE, SEJA NA ARTE, NA MÚSICA, NO ARTESANATO, NA CULINÁRIA, NA MANEIRA DE VESTIR E DE SER.

HOUVE TAMBÉM UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA, POIS OS GRANDES ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DESTE ESTADO SEMPRE TIVERAM A PRESENÇA DE LIDERANÇAS DE ORIGEM ITALIANA. DENTRE AS QUAIS PODEMOS CITAR GARIBALDI, NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA.

FOI PELAS MÃOS LIBERTÁRIAS DOS DESCENDENTES DE ITALIANOS, OU ITALIANOS, AS PRIMEIRAS LUTAS OPERÁRIAS NESTE ESTADO E NESTE PAÍS DESDE O TEMPO DO MOVIMENTO ANARQUISTA, JÁ NO SÉCULO XIX (DEZENOVE), ATÉ AS GRANDES LUTAS OPERÁRIAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX (VINTE), AS QUAIS MARCARAM O MOVIMENTO DA INCIPIENTE CLASSE OPERÁRIA.

PORTANTO, A CONTRIBUIÇÃO QUE VEM SENDO DADA PELOS ITALIANOS QUE PARA CÁ VIERAM E SEUS DESCENDENTES, NA MAIORIA CAMPONESES E ARTESÃOS POBRES QUE NÃO TINHAM MAIS ESPAÇO EM SUA PÁTRIA, É CONSTITUIR UMA DAS MAIS PUJANTES COMUNIDADE DO NOSSO ESTADO.

MAS DE NADA TERIA ADIANTADO TEREM VINDO IMIGRANTES A NOSSA TERRA, TEREM ELES TRABALHADO, SE TORNADO PROPRIETÁRIOS, SE NÃO TIVESSEM SIDO CONSERVADOS OS VALORES PRÓPRIOS DA SUA HISTÓRIA CULTURAL.

POR ISSO, QUERO FAZER UMA HOMENAGEM HOJE AQUI, A QUEM NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS, MAS QUE TEVE A CORAGEM DE LUTAR E NOS DEIXAR ESSA HISTÓRIA. QUE TENHAMOS ESSA MESMA CORAGEM, ESSA MESMA LUCIDEZ PARA CONSTRUIR UM MUNDO ASSIM PARA OS NOSSOS FILHOS, NOSSOS NETOS E NOSSOS BISNETOS.

RESALTO, QUE SOU DESCENDENTE DE ITALIANOS E MUITO DOS COSTUMES QUE CULTUO ATÉ HOJE SÃO DOS MEUS AVÔS. LEMBRO COM SAUDADES QUANDO MEU AVÔ TOCAVA SEU VIOLÃO E CANTAVA MÚSICAS COMO QUEL MASSOLIN DE FIORI, LA VERGINELA, MÉRICA MÉRICA E MUITAS OUTRAS. TAMBÉM DEGUSTAVA O SEU BOM VINHO QUE ERA PRODUZIDO ARTESANALMENTE E AQUELA GOSTOSA VOLTA DE SALAME. DE UMA FORMA OU DE OUTRA, OU SEJA NA MÚSICA OU NA CULINÁRIA, MAS SEMPRE RELEMBRANDO E CULTUANDO SEUS ANTEPASSADOS QUE NUNCA FORAM ESQUECIDOS.

ESSAS RAÍZES DEVEM SER SEMPRE LEMBRADAS, PERMANECENDO NA MENTE E NOS CORAÇÕES DE TODOS NÓS. PARA QUE POSSAMOS COMEMORAR ESSA DATA TÃO ESPECIAL POR MUITOS E MUITOS ANOS. “PARABÉNS, ITALIANOS E BRASILEIROS, PELOS 135 ANOS DE IMIGRAÇÃO.”.

Prestigiou a sessão o prefeito de Jacutinga Edegar Menin, o vice prefeito Gelsi Lodéa, que elogiaram a iniciativa da Câmara por promover eventos desta natureza.

O agente consular da Itália para a região Idarci Pavan manifestou-se feliz com a iniciativa parabenizando a comunidade Jacutinguense por valorizar atividades ligadas ao resgate da cultura italiana.

O Coral La Montanara apresentou durante a sessão solene músicas italianas proporcionando aos presentes belos momentos de recordação.

A Sociedade Ítalo Brasileira la Montanara e a La Piave Fainors receberam das maõs do presidente do legislativo municipal placas que hoemenagearam o trabalho em pról da cultura italiana na cidade e na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário