Afonso Hamm destaca Plano Agrícola e Pecuário no plenário da Câmara
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta semana para destacar sobre o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011. Afonso Hamm participou da solenidade realizada no dia 7 de junho, na Embrapa, em Brasília, com a presença do presidente Lula e o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.
O deputado Afonso Hamm comentou que o lançamento do Plano Safra demonstra a importância da agricultura, da pecuária, e um destaque muito especial ao setor que lidera no Congresso Nacional, que é a valorização da fruticultura e de todas as cadeias frutícolas e, conseqüentemente, de todos os fruticultores.
O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, comenta que são mais de 30 pólos de fruticultura no País. “A nossa agricultura se destaca, mas hoje temos um referencial em pleno momento em que se discute a reformulação do Código Florestal, com avanços e respeito na produção, mas também com um olhar responsável para a questão ambiental, para a sustentabilidade ambiental”, enfatiza.
Estímulo à produção
De acordo com Hamm, com o novo Plano estão sendo incentivadas as atividades que possibilitam a sustentabilidade ambiental, como o plantio direto na palha, que não revolve o solo, fixa o CO2 do ar, da poluição e, portanto, contribui para não ter o aquecimento global, o estímulo ao florestamento, à fruticultura, às atividades que, inclusive, estão sendo conciliadas na área florestal, na agricultura de grãos e na própria pecuária.
Ainda comentou sobre a importância do apoio aos médios produtores. Afonso Hamm observou que nos próximos dias o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, irá lançar o plano safra direcionado aos pequenos agricultores, quando deverão ser anunciados outros 16 bilhões para aplicação de crédito ao pequeno agricultor e à agricultura familiar. Também estão previstos outros 100 bilhões para crédito de sustentação e suporte ao fomento da atividade agrícola, pecuária e da própria fruticultura. “Estamos incentivando, criando mecanismos de comercialização, ampliando seguros e trazendo garantia a quem produz. Produzir alimentos é estratégico para alimentar brasileiros”, ressalta Hamm.
O deputado ainda acrescenta que o Brasil tem o componente de ser celeiro do mundo, que conta com tecnologias da EMBRAPA, da extensão rural e das EMATERs. “Na condição de engenheiro agrônomo, de produtor e de membro da Comissão de Agricultura cumprimento iniciativas de tamanha grandeza que terão reflexos extraordinários para o Brasil”, finaliza Afonso Hamm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário