Candidatura de Afonso Hamm para deputado federal foi confirmada na convenção do PP
A candidatura de Afonso Hamm para reeleição a deputado federal foi apresentada no final da tarde desta segunda-feira, dia 28 de junho, durante a Convenção Estadual do Partido Progressista (PP). O encontro que reuniu lideranças progressistas foi realizado no Clube dos Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre. O ato político contou com diversas lideranças, como a candidata ao Senado Federal pelo PP, a jornalista Ana Amélia Lemos, o presidente do PP, Pedro Bortolucci e candidatos.
Para este pleito o PP está coligado com o PSDB, PPS e PRB, que tem como candidata ao governo do Estado, Yeda Crusius, que participou da convenção. Ela estava acompanhada do candiato a vice-governador Berfran Rosado e o presidente do PSDB, Claudio Diaz.
Durante o discurso, Hamm destacou que a noite foi para selar a coligação do PP e consolidar novo pleito eleitoral que se aproxima com apresentação de uma nominata com qualidade. Hamm ressaltou sobre a importância do PP nesta eleição e enfatizou a candidatura de Ana Amélia, que é uma profissional conceituada e que muito bem saberá representar a sigla partidária no Senado Federal.
A candidata à reeleição ao Palácio Piratini enfatizou sobre a parceria que se efetivou com o PP nesses últimos anos, com a participação de secretários do partido no governo, quando importantes projetos foram efetivados. Ainda relatou sobre o trabalho que foi realizado nesses últimos anos.
Na oportunidade, Bertolucci ressaltou a grandeza da missão do PP para este pleito que precisa concentrar as atenções para os candidatos e a coligação.
O encontro encerrou com o pronunciamento da Ana Amélia que falou que este é o momento para marcar uma nova história do PP gaúcho. “O PP está trabalhando para mostrar ao Rio Grande seu verdadeiro tamanho”, relatou Ana Amélia ao enfatizar sobre a necessidade do partido enfrentar os desafios e obstáculos de uma eleição através da união e da participação ativa de cada um.
Confira um pouco da trajetória de Afonso Hamm
Agricultor, fruticultor e pecuarista, Afonso Hamm, que é engenheiro agrônomo, também tem sua vida ligada ao esporte. Jogou no Grêmio Esportivo Bagé e Brasil de Pelotas (Xavante), quando foi treinado por Galego e Felipão. Ocupou diversas entidades classistas e desenvolveu papéis importantes, como assessor especial do então ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratine de Moraes. Foi presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul por nove anos; Gerenciou o Programa Nacional da Fruticultura e coordenou a implantação do primeiro programa gaúcho voltado ao incentivo da produção de frutas - Profruta/RS – pela Emater/RS – entidade que foi diretor administrativo.
A primeira vez que Hamm assumiu uma vaga no Congresso Nacional foi em setembro de 2005 até março de 2006, quando ficou como suplente de deputado. Já nesse período assumiu a coordenação da Bancada Gaúcha, por três meses e lançou a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, a qual preside até o momento.
Em outubro de 2006 foi eleito como deputado federal titular, assumindo o cargo em fevereiro de 2007. Desde então muitas ações, trabalhos e resultados fazem parte do dia-a-dia desse político.
Neste período já indicou mais de R$ 64 milhões em emendas para os municípios do Estado que irão contemplar as mais diversas áreas - Saúde, Agricultura, Pecuária, Esporte, Habitação, Turismo, Educação, Infraestrutura Urbana, Segurança Pública, Social, Defesa Civil e Reabilitação de dependentes químicos.
Entre as diversas funções que o deputado desempenha no Congresso Nacional destaca-se a vice-presidência da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack; Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural. Ainda atuou como presidente da Comissão de Turismo e Desporto e na vice-presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e foi vice-presidente da Comissão Especial que tratou da regulamentação de 29 municípios do RS.
O parlamentar defende diversas bandeiras, como aprovação da Emenda Constitucional 29, que regulamenta o repasse de recursos para Saúde; defendeu o Projeto de Lei para o reajuste para os aposentados e ainda luta pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição que dispõe sobre melhorias dos salários dos policiais militares, civis e bombeiros.
FOTOS MÁRCIA MARINHO