quarta-feira, 3 de março de 2010

ENTIDADE JOVEM CUMPRE IMPORTANTE PAPEL

Giovere apresenta trabalho da entidade

A Câmara Municipal de Vereadores de Erechim disponibilizou o plenário da casa do povo para a Associazione della Gioventù Veneta di Erechim – Giovere, momento em que foi apresentado o trabalho que a entidade realiza em Erechim e região do Alto Uruguai na difusão da cultura italiana. Na Câmara de Vereadores de Erechim os edis receberam os integrantes da associação e convidados, ocasião em que os atos foram coordenados pelo presidente do legislativo vereador José Rodolfo Mantovani (PP).

A Giovere é uma associação específica para jovens. Foi fundada em 02 de maio de 2007, com 08 associados, e tem como objetivo representar os jovens de origem vêneta de Erechim e região Norte e Nordeste do Estado em eventos, solenidades ou qualquer ocasião que se faça necessário.
De acordo com a presidente Morvane Boiani, são inúmeras as oportunidades para quem participa da Giovere ou qualquer outra associação, tais como bolsas de estudo, estágios, cursos de especialização, viagens de turismo e trabalho sempre na região do Vêneto, destinados aos jovens de 18 a 39 anos de idade, descendentes de imigrantes vênetos, sendo que hoje conta com mais de 100 associados, sendo que vários já participaram de cursos, passeios e viagens para a Itália, sendo todos eles subsidiados total ou parcialmente pelo governo vêneto.

“A idade é um requisito muito importante e também saber falar a língua italiana gramatical. Todos os associados da Giovere fizeram ou estão fazendo o curso de língua e cultura italiana, daí a importância da participação em alguma associação o mais cedo que puder”, destacou aos presentes.
A Giovere, conforme sua presidente também cuida o lado social junto à sua comunidade, entre as atividades desenvolvidas estão a distribuição de alimentos e brinquedos aos assistidos da Lar da Criança; visita aos idosos do Lar dos Velhinhos quando aproveitam para conversar com os internos, bem como proporcionar-lhes diversão; também fazem doações de sangue, participam de campanhas do agasalho e adoção de cartas de Papai-Noel.
Em nome da casa do povo, seu presidente o Vereador Mantovani destacou o belo papel da Giovere no município e região na difusão da cultura italiana, como também de todas as demais entidades situadas em Erechim que, através de seus presidentes e associados realizam um trabalho na região em que a etnia italiana tem grande participação. O vereador Presidente José Rodolfo Mantovani propôs a realização da Sessão Solene, que acontece no dia 19 de maio, comemorando os 135 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário