quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ACONTECEU: Projeto valorização da vida e cidadania - Jacutinga

Iniciou em Jacutinga no dia 07/07/2009 o Projeto Microrregional Valorização da Vida e Cidadania. O projeto é de iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como gestora a Sra.Claudete Haiduki, mas trabalha com a transdisciplinariedade e intersetorialidade, portanto conta com a participação de todas as secretarias e com o grande apoio da administração municipal. A abertura do evento contou com presença do secretários envolvidos no projeto e do prefeito Edegar Menin, além de autoridades municipais. Este projeto possui como objetivo geral promover a participação, buscando o engajamento de toda a sociedade do município e da região, como também de organizações governamentais e não governamentais conselhos e entidades religiosas, na construção de mudancas sociais, tendo como premissa maior o bom desenvolvimento biopsicosocial e inclusão social de crianças, adolescentes e adultos, dependentes de substâncias químicas, objetivando uma melhoria de vida aos mesmos.


Oferecer capacitação a profissionais multiplicadores na região bem como formar grupos e medidas de prevenção, orientação e atendimento interdisciplinar aos usuários de álcool e outras drogas e também oportunizar aos mesmos projetos de geração de trabalho e renda após seu tratamento. As famílias dos dependentes também receberão atendimento e orientações, proporcionando aos mesmos e a população melhoria em sua qualidade de vida biopsicosocial.


Sendo assim, nesta data foi apresentado o referido projeto e também se iniciou a capacitação aos profissionais dos seis municípios da região que participarão do mesmo.

Um dia maravilhoso e importantíssimo que contou com as palestras do Exmo. Sr Juiz de Direito Marcelo Mezzomo e Major Ricardo Hoffmann que abordaram a questão das Políticas Sobre Drogas no Brasil e Repressão das mesmas. Um dia de muitos questionamentos e aprendizados, porém, foi somente o primeiro entre vários que virão, pois os profissionais continuarão se capacitando e reunindo-se quinzenalmente nos seis municípios da região para discutir problemáticas e achar meios de enfrentamento, soluções e auxilio a esta população tão excluída e a esta grande problemática (o uso de drogas) que afeta nosso mundo, país, estado e em especial nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário