Autodidata e precoce, começou a dedilhar a gaita aos 04 anos de idade. Seu primeiro professor foi o saudoso Chiquinho da Gaita, quem ensinou suas primeiras notas. Aos 10 anos já tocava com os grupos Tchê Gaudério, Candieeiro e também com os respeitados Os Monarcas.
A partir dos 11 anos, ciceroneado pelo mestre Oscar dos Reis – um dos mais renomados acordeonistas do Brasil, dedicou-se formalmente aos estudos do instrumento. Inicialmente, Oscar dos Reis o incentivou a tocar acordeon, instrumento dotado de maiores recursos.
E como um exímio apaixonado, continuou sua busca em descobrir seus segredos e encantos sob a batuta dos professores Alexandre Batisti e Chico Brasil.
Recentemente, foi convidado para se apresentar ao lado do violinista Rafael Diniz, no IV Encontro Internacional de Chamameceros, na Cidade de São Luiz Gonzaga.
No encerramento deste evento missioneiro, teve a honra de dividir o palco com os expoentes da música nativista Luiz Carlos Borges, Daniel Torres, Jorge Guedes, Paulinho Cardoso e com os músicos correntinos renomados Raulito Barbosa e os irmãos Rudi e Nini Flores, argentinos radicados na França.
Robinson Boeira ainda é professor de acordeon diatônico em Caxias do Sul, incentivando a dedicação à música e ao instrumento que tanto engrandece.
O evento em Jacutinga faz parte da semana Farroupilha e a entrad é grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário