A Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural foi reinstalada nesta quarta-feira, dia 23 de março, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) foi convidado pelo presidente da Frente, o deputado José Silva, para coordenar a região sul que abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santana Catarina e Paraná.
O desenvolvimento sustentável da agricultura familiar passa necessariamente por um serviço forte e atuante de assistência técnica e extensão rural.
Hamm está sendo reconduzido ao cargo que já liderava no último mandato. Ele destaca sobre a importância da reinstalação da Frente, já que o desenvolvimento agropecuário no Brasil está relacionado com a Extensão Rural. “O serviço de Extensão Rural é de significativa importância para manter o agricultor no campo e elevar o setor rural, promovendo mais renda, geração de empregos e a garantia de mais alimentos”, assinala o parlamentar ao reforçar que este setor é uma das alternativas mais concretas para a redução das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida.
Audiências PúblicasAo assumir a coordenadoria, o deputado sugeriu a realização de seis audiências públicas para discutirem a situação da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.
Durante o evento, houve a entrega das medalhas de honra Jonas Pinheiro - condecoração anual concedida a pessoas e instituições que tenham prestado serviços de alta relevância à extensão rural. Também houve a posse dos novos conselhos diretor e fiscal da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).
Na pauta dos debates, também foi tratado sobre o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal.
Hamm destaca que tem forte vinculo com o trabalho de extensão rural, uma vez que foi gerente administrativo da Emater/RS. “Durante a minha atuação pude acompanhar de perto a atuação destes profissionais que contribuem para as transformações sociais, econômicas, ambientais e culturais de todo País, assim como trabalham em parceria com os agricultores em prol do desenvolvimento rural sustentável”, conclui.
Texto e foto: MÁRCIA MARINHO