quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PESQUISA AVALIA PATRIMÔNIOS QUE DEVEM SER CONHECIDOS


A lista de lugares considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco tem exemplos bem conhecidos no mundo todo: o Taj Mahal, na Índia, a Estátua da Liberdade, nos EUA, a Torre de Londres, na Inglaterra, a Catedral de Notre-Dame, na França e a Acrópole, em Atenas, são alguns deles.

Mas, segundo uma nova pesquisa, os patrimônios da Unesco mais recomendados pelos viajantes são outros menos famosos. O Conjunto Histórico do Palácio de Potala, na China, o Desfiladeiro de Ironbridge, no Reino Unido, e o Palácio e Parque de Fontainebleau, na França, foram os três mais bem colocados no levantamento do site TripAdvisor, que levou em conta 1,13 milhão de  formulários respondidos por viajantes do mundo todo, coletados a partir de uma parceria com a Unesco.

Pela parceria, lançada em 2009, quando os usuários da comunidade de viagem escrevem uma resenha sobre um hotel, restaurante ou atração em uma área localizada próxima a um Patrimônio da Unesco, são convidados a preencher um questionário sobre a sua experiência no local. Esses dados são passados para a organização e ajudam a planejar ações nesses monumentos.

Os dez primeiros colocados na pesquisa podem ser vistos na tabela abaixo:
Patrimônio Histórico da Humanidade (Unesco)
País                        
1° - Conjunto Histórico do Palácio de Potala
China
2° - Desfiladeiro de Ironbridge
Reino Unido
3° - Palácio e Parque de Fontainebleau
França
4° - Centro Histórico de Guimarães
Portugal
5° - Masada
Israel
6° - Biblos
Líbano
7° - Persépolis
Irã
8° - Fortaleza de Hwasong
Coreia do Sul
9° - Parque Nacional do Cilento e do Vale do Diano, com seus Sítios Arqueológicos de Paestum e Velia e o Convento de Pádua
Itália
10° - Meidan Emam, Ispahan
Irã

Segundo o TripAdvisor, esse é o maior estudo desse tipo já realizado. 
Palácio de Potala, na China, considerado Patrimônio da Unesco (Foto: Nancy Brown/Getty Images)Palácio de Potala, na China, classificado em primeiro lugar na pesquisa (Foto: Nancy Brown/Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário