O Projeto de Lei 7524/2010 que torna as frutas regionais e da época e os sucos naturais obrigatórios nos cardápios de todas as refeições fornecidas pelo programa de alimentação escolar nas escolas, de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Hamm destaca a importância de inserir as frutas regionais e da época e os sucos naturais nos cardápios de todas as refeições fornecidas pelo programa de alimentação escolar, o que irá possibilitar melhor valor nutritivo aos estudantes, alimentação mais saudável, assim como, valorizar o setor produtivo no direcionamento dos produtos. “Na medida em que a merenda escolar for acrescida de frutas, todos sairão ganhando: os alunos, os fruticultores, a sociedade e o País”, ressalta.
Jorginho Melo justificou seu parecer favorável porque a legislação atual cuida de vários aspectos para assegurar a adequação dos cardápios, como a obrigatoriedade da utilização de pelo menos setenta por cento dos recursos para aquisição de produtos básicos e a prioridade para produtos semi-elaborados e in natura. Além disso, obriga que os cardápios sejam elaborados por profissionais capacitados, respeitando as peculiaridades de cada local.
Após aprovação na Comissão e Cultura, os projetos passam a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e a proposição está sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário