Clube do ex-volante Emerson prepara parceria com o Juventus
No início de 2012, zagueiro Gabriel Baldissera de 15 anos deixa o Fragata FC, no RS, e ruma a Turim para período de testes
Veja matéria do G1 -http://globoesporte.globo.com/futebol/
Emerson e Del Piero (Foto: Divulgação / Juventus)
Gabriel Baldissera tem apenas 15 anos, mas já carrega o peso típico dos
grandes jogadores em dia de decisão. Caberá ao jovem zagueiro
protagonizar o início de uma parceria entre o futebol brasileiro e o
endinheirado mercado europeu. Criado no interior do Rio Grande do Sul e
com passagens pela dupla Gre-Nal, Gabriel tem voo marcado para Turim no
início de 2012, onde passará por avaliações na Juventus. É o primeiro
passo de um futuro convênio entre o Fragata, clube presidido pelo
ex-volante Emerson, e o time italiano.Se a experiência der certo, será o primeiro núcleo da Juventus fora da Itália, envolvendo intercâmbio de jogadores e de comissão técnica. A ideia é fechar o negócio até fevereiro. Em visita a Turim há duas semanas, o ex-jogador revelado pelo Grêmio e alçado a capitão da Seleção Brasileira voltou a “parlar” em italiano. Levou aos seus antigos colegas de clube (jogou lá entre 2004 e 2006) a proposta de uma parceria com o seu projeto, que investe em talentos em Pelotas, sua cidade natal, a 250 quilômetros de Porto Alegre. No Fragata, os garotos recebem, além das noções de futebol, acompanhamento médico e escolar.
Desse emaranhado de 85 jovens diluídos em equipes sub-13, sub-15 e sub-17 que compõe o clube, destacou-se Gabriel. Com 1m80cm, impressiona pela força física e já atua com desenvoltura entre atletas até três anos mais velhos. Na Itália, vai bater de frente com astros do futebol mundial, como Nedved, ex-parceiro de Emerson e hoje diretor da Juve.
Emerson com a promessa Gabriel Baldissera (Foto: Gabriel Xavier / Divulgação Fragata FC)
Saudade não será empecilho. Natural de Erechim, o garoto mora no alojamento do Fragata a 500 quilômetros de casa e já sabe como lidar com a distância da família.
- O Gabriel tem o perfil do jogador europeu – elogiou Emerson.
As qualidades extracampo de Gabriel também contaram a seu favor. Emerson vê na promessa um entendimento maduro sobre os perigos da profissão. Segundo o ex-volante, é exatamente este aspecto o mais preocupante e abordado no Fragata: como preparar garotos cheios de expectativas para um ambiente de competição e, sobretudo, com poucos vitoriosos.
Além da equipe de psicólogos, o próprio Emerson, residente em Porto Alegre, se desloca com frequência a Pelotas. Compartilha com os guris as agruras de quem vive pelo sonho da bola.
- Nem todos vão jogar no Milan ou na Seleção. Tentamos entender o perfil de cada um para errar o menos possível. Hoje, todos querem ser como o Neymar, mas sabemos que não é assim. Eles têm uma ilusão e precisamos tomar cuidado com a mentalidade deles também – avisou Emerson.
O ex-volante aconselha com propriedade. Lembra seu começo difícil e diz que gostaria de ter tido um projeto como o Fragata quando garoto. Em seus tempos de juvenil, precisou suplantar uma acirrada disputa com outros 200 concorrentes na peneira do Grêmio, na década de 90.
A trajetória de Emerson também ajuda nesse “choque de realidade” sobre a garotada. Além do sucesso no Grêmio, construiu sólida carreira na Europa em clubes do quilate de Roma, Juventus, Real Madrid, Milabn e Bayer Leverksusen. Só não foi o capitão do penta na Seleção em 2002 porque se machucou na véspera da Copa. Largou os campos em 2009, já com o Fragata no horizonte.
- O fato de eles estarem numa equipe do Emerson conta, cria um incentivo - comentou o ex-jogador.
Gabriel se entusiasma:
- Sinto-me um privilegiado em poder estar ao lado de um grande ídolo.
Quietos, olhos arregalados, os garotos ouvem e aprendem com os valiosos conselhos de um multicampeão. Se não der para ser o mais novo Neymar, esperam, pelo menos, repetir o feito de Gabriel e apertar a mão de um Nedved.
Fragata: um ano e algumas vitórias
O Fragata FC tem sede em Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, terra natal de Emerson, ex-capitão da Seleção Brasileira. Trabalha com cerca de 85 garotos entre os 13 e 17 anos. Aloja 25 deles no Centro de Treinamentos. A ideia é fomentar a prática do futebol em Pelotas, atrair o interesse de grandes clubes para a comunidade e auxiliar na formação dos jovens. Em janeiro, o projeto completa um ano com alguns resultados a comemorar fora de campo. Além de Gabriel, que está rumando para a Juventus, o zagueiro Douglas, 16 anos, foi negociado com o Vitória. Já o meia-atacante João Antônio, filho do ex-volante homônimo, passa por um período de avaliações no Botafogo. Dentro dos gramados, ainda nenhum resultado de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário