segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SCLIAR NÃO ESCREVE MAIS

Após um longo período (internado desde 17 de janeiro) após sofrer um acidente vascular cerebral quando se recuperava de uma cirurgia no intestino. Sempre contando com a torcida daqueles que o admiravam .
Moacir Scliar médico especialista em saúde pública morre deixando uma legião de fãs, e de luto o Rio Grande do Sul, o Brasil e a ABL.
Escritor e professor universitário, o porto-alegrense de 73 anos era mais conhecido, pelo talento literário que encantou gaúchos e brasileiros.

A trajetória literária do filho de imigantes judeus, José e Sara Scliar, começou em 1971 quando escreveu o romance “A Guerra no Bom Fim”, que aborda a vida dos moradores do Bom Fim - bairro da capital gaúcha onde passou a infância - na época da Segunda Guerra Mundial. Ao todo, foram mais de 70 obras publicadas, entre crônicas, romances, ensaios e contos. Os livros do autor freqüentemente abordaram a imigração judaica no Brasil, mas também trataram de temas como o socialismo, a medicina e a vida da classe média.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, também divulgou nota de pesar neste domingo. “Scliar foi um dos mais respeitados escritores do nosso país e foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana", declarou a presidenta. Scliar faleceu deixando a esposa Judith Vivien Oliven, com quem casou em 1965, e o filho Roberto, nascido em 1979.
Entre seus livros de maior projeção internacional estão “O centauro no jardim”, “Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “Max e os felinos” – este, sobretudo devido à polêmica com o canadense Yann Martel, que, após ser acusado de plágio, admitiu ter se “inspirado” em seu ponto de partida narrativo (um rapaz preso num pequeno barco com um grande felino selvagem) para escrever o premiado “A vida de Pi”.

Chamado pelo crítico argentino Alberto Manguel de “um dos melhores fabulistas brasileiros”, Scliar foi traduzido em mais de uma dezena de línguas, inclusive – de modo especialmente significativo para sua biografia – hebraico e russo. Deixa vaga a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 2003.

“A literatura não pode mudar o mundo, mas a minha geração achava que sim”, afirmou Scliar em entrevista de dois anos atrás. “Da mesma forma como acreditava a geração de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz. Em todo caso, se a literatura mudar pessoas, isso já é suficiente. E ela muda.”

OFICINA DE CAPOEIRA, ABRE AS ATIVIDADES ESCOLARES

Buscando estimular e fomentar a cooperação, respeito mútuo, a disciplina e a valorização cultural, o Programa Segundo Tempo (PST) de Jacutinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação no último dia 22 de fevereiro realizou durante o dia todo uma Oficina de Capoeira, atividade escolhida para dar início ao ano letivo de 2011.

Sob o comando dos professores Adimilson e Mauricio de Erechim, a oficina envolveu os professores do PST, crianças e adolescentes das escolas municipais que praticaram alguns movimentos da capoeira, tocaram instrumentos como berimbau, atabaque, pandeiro, agogo que acompanhavam as músicas (ladainhas) próprias deste esporte. A atitividade culminou com uma roda de capoeira, onde os alunos lutavam com os professores, cantavam as músicas aprendidas durante o dia ao ritmo dos instrumentos.

Informações sobre a Capoeira:

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física dos escravos brasileiros. No Brasil,por algum tempo a prática da capoeira foi proibida. Mas logo depois ela ganhou novos espaços, nas ruas, academias e escolas sendo um atrativo para pessoas de todas as idades, divulgando assim, a cultura afro.

JACUTINGUENSE FORMA-SE EM DESIGN DE MODAS

Aconteceu no ultimo dia 11 de Fevereiro a formatura da 1ª turma de design de modas da faculdade IDEAU de Getulio Vargas.

Neste evento inédito na região, recebeu o grau de tecnóloga em design de moda a Srª Elenir Piazza Tortelli, por este motivo recebeu os parabéns e o desejo de muito sucesso e que seu esforço seja reconhecido, são os votos de seus familiares e amigos. Elenir é casada com Dimas Tortelli e mãe de Henrique e Meiri Regina.

“ Tudo o que somos agora é resultado das decisões tomadas no passado, e tudo quanto viremos a ser no futuro será resultado das decisões que tomarmos aqui já e agora.” Afirmou a profissional de moda Elenir Piazza Tortelli

¨Ser estilista é criar algo que ainda não existe, ser design é melhorar, dar novo sentido e utilidade para aquilo que alguém já inventou, fazer daquilo que Deus como estilista supremo criou de melhor, reinventar melhorar para que o ser humano tenha uma vida cada vez mais facilitada e melhor¨ concluiu Elenir.

CORAG VAI PATROCINAR A EXPOCIJA

A Expocija 2011 vai contar com o patrocínio da Companhia Riograndense de Artes Gráficas - CORAG, no material gráfico.

Representantes do município de Jacutinga mantiveram audiência com o dirtetor presidente da Corag Homero Paim, na ocasião em que apresentaram o planejamento da expo-feira local.

Conforme o presidente da Corag, a empresa patrocinará o material gráfico e estará presente no evento apresentando seus produtos aos visitantes, bem como o diretor presidente Homero Paim garantiu que prestigiará o evento nos últimos dias de abril.


Após a audiência a comitiva conheceu o parque fabril da Corag, que produz material gráfico para o governo do estado e para muitos municípios do Rio Grande do Sul.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA LEVA AUTORIDADES A DEFESA CIVIL EM PORTO ALEGRE

A preocupação com o volume de chuvas levou o município de Jacutinga a decretar situação de emergência no dia 22 de fevereiro.
O prefeito Menin e o vice Lodéa estiveram na sede da Defesa Civil em Porto Alegre mantendo contato com o capitão Lago informando a situação do município, bem como recebendo orientações para atender as exigências legais para obter o reconhecimento de situação de emergência no município.
Apesar das chuvas continuarem a acontecer a administração municipal vem realizando obras visando principalmente recuperar as estradas municipais em virtude do nício da colheita.

DEPUTADO TORTELLI MANIFESTA-SE


Tortelli destacou as conquistas e desafios da agricultura familiar




Eleito Altemir Tortelli afirmou que representa a agricultura familiar e irá lutar por políticas públicas para a áreas da educação, da saúde e do emprego. “
Acompanharam o pronuncimento representantes do município de Jacutinga, sendo que o prefeito Menin foi convidado para compor a mesa diretiva, ao lado do presidente do legislativo gaúcho Adão Vilaverde.
Prefeito de Jacutinga fez parte da mesa que dirigiu os trabalhos na sessão do dia 23/02/2011.





PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA RECEBE COMITIVA DE JACUTINGA

O presidente da Assembléia Legislativa Adão Vilaverde recebeu os representantes do município de Jacutinga, que na capital do estado divulgavam a EXPOCIJA 2011, evento que será realizado de 29 de abril a 1º de maio deste ano.
Vilaverde quis saber informações sobre o muncípio e sobra a feira e comprometeu-se de apoiar o evento e empenhar-se para participar da abertura da expo-feira juntamente com o governador. do estado. A comitiva de Jacutinga esteve acompanhada do deputado estadaula Altemir Tortelli.

AUTORIDADES RECEBEM CONVITE PARA EXPOCIJA

Visando divulgar a expo-feira local uma comitiva de Jacutinga composta pelo prefeito Edegar Menin, o vice Gelsi Lodéa, o presidente da ACIPS Valdir Grams e o representante da comissão de marketing Carlos Alberto Bordin estiveram na capital do estado visitando autoridades estaduais entregando o convite para o evento, em especial para a abertura oficial da EXPOCIJA/2011 (Exposição do Comércio, Indústria, Agropecuária e Artes de Jacutinga/RS, que conta em sua estrutura a 4ª Feira do Livro, a 6ª ExpoArte, 4ª Feira da Agroindústria, a 5ª Feira do Gado Leiteiro e a 10ª Feira de Suínos), a realizar-se no Município de Jacutinga, no próximo dia 29 de abril de 2011, a partir das 17:00h.

Secretário estadual de desenvolvimento rural pesca e cooperativismo Ivar Pavan e o presidente da Emater Lino de David receberam o convite para a expofeira de Jacutinga.
Deputado estadual Adolfo Britto recebeu das mãos do prefeito e vice de Jacutinga e do presidente da ACIPS convite para EXPOCIJA.
Comitiva de Jacutinga entregou convite ao deputado estadual Altemir Tortelli, que acompanhou a comitiva junto ao gabinete do governador.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Il Bugiardo, de Carlo Goldoni com o Grupo em Erechim

A comunidade vêneta de Erechim e região do Alto Uruguai aguardam a chegada da Compagnia Kalambur...

Kalambur.jpg

A comunidade vêneta de Erechim e região do Alto Uruguai aguardam a chegada da Compagnia Kalambur, de Veneza, grupo profissional muito conhecido nesta cidade, que no dia 17 de Março de 2011 apresentará a peça "Il Bugiardo", de Carlo Goldoni. Promoção do COMVERS - Comitato Veneto do RS e da La Piave FAINORS com apoio de todos os círculos vênetos associados e da Secretaria de Cultura de Erechim. Também no dia 18.03 estarão oferecendo no mesmo local um "workshop" para os interessados em teatro da cidade e região. O espetáculo será dia 17.03 no Centro Cultural 25 de Julh,o com início às 20horas. As entradas e as inscrições para as oficinas são gratuitas e poderão ser retiradas na bilheteria do Centro Cultural e na sede da FAINORS. Inscrições para as oficinas pelo telefone 54.33212709.

Além de Erechim o grupo também se apresentará em Santa Maria e Nova Padua.

Teatro.jpg

Lo spettacolo

L’intreccio della trama si dipana con leggerezza, ironia e momenti di intensa umanità, attraverso scene che si ispirano a canovacci di origine spagnola, a Pietro Cornelio, ed infine all’opera di Goldoni. Ciò che ne emerge è una drammaturgia in cui il tema principale è quello della bugia come prima forma di creazione artistica, come ingenua possibilità di vedere il mondo in modo diverso e, forse, migliore: tutto questo si dipana attraverso lo svolgersi di intrighi amorosi, amori, gelosie, potere, danaro e miserie sociali. Lo sviluppo della trama è impreziosito da musiche dal vivo, danze, combattimenti, pantomime, momenti di poesia e satira sociale, personaggi inattesi...

Lo spettacolo, particolarmente adatto a famiglie e bambini, si inserisce in una cornice stilistica tipica di Commedia dell’Arte, con amori, intrighi, travestimenti, trasformazioni, colpi di scena, agnizioni. In azione le maschere classiche di Commedia: Zanni, Arlecchino, Pantalone, Dottore, Capitano, Innamorati, ...inserite in un contesto settecentesco, tipicamente goldoniano, con un contenuto drammaturgico moderno ed originale.

La trama

Lelio, figlio di Pantalone, dopo essere vissuto in modo avventuroso e dissoluto a Napoli, torna a Venezia, dove appena arrivato continua ad affidandosi al suo estro di bugiardo impenitente. Appena giunto incappa nel pieno di una serenata che Florindo, amante timido, rivolge segretamente a Rosaura. Quest’ultima si ritrova sul terrazzo di casa con la sorella Beatrice, con la quale rivaleggia continuamente. Senza indugio Lelio, assistito dal fido servo Arlecchino, si fa avanti, attirando l'attenzione delle due fanciulle (figlie di Scolastica, vedova di un famoso dottore di bologna ed ora in rovina) attribuendosi il merito dell'omaggio canoro. Di qui inizia un rutilante gioco di "spiritose invenzioni", come il fantasioso protagonista definisce le sue menzogne: s'inventa diverse false identità: si dichiara un ricco cavaliere napoletano invaghito di Rosaura, si finge un amico di se stesso con il padre, si vanta di aver goduto i favori delle sorelle con il severo Ottavio, amante di Beatrice. Anche quando è colto in flagrante e/o è smentito dai fatti, non si perde d'animo e cambia con scaltrezza identità e storia, riuscendo comunque convincente. Tutto questo sino a quando le sue bugie raggiungono dimensioni che nemmeno lui riesce a controllare…

Interpreti Silvia Benedini, Andrea Cereda, Cristina Gianni, Giovanni Longhin, Annagaia Marchioro, Alessio Nardin,

Maschere Gianfranco Gallo

Costumi Silvia Benedini

Danze e Coreografie Vitalba D'Aguanno

Drammaturgia Alessio Nardin (con il contributo degli attori)

Regia Alessio Nardin

Note di regia

La bugia è un artificio della mente che ha affascinato pensatori e letterati sin dai tempi di Sant’Agostino. Infatti se da una parte la bugia può essere negativa, liberata però da un valore morale la bugia apre al sogno di quello che non esiste ma che si desidererebbe e per questo è creatrice, è fonte di ispirazione. La bugia è una poderosa tecnica di immedesimazione. Il bugiardo mentendo si immedesima nell'altro a cui mente, quindi ne condivide una realtà particolare che li accomuna. Da questo embrione di tecnica d'immedesimazione possono nascere il teatro e il “teatro nel teatro” come quei campi dell'esperienza umana in cui ad ogni se stesso è consentito esser altro. Infatti con la menzogna, attraverso il frastagliato arcipelago dell'inganno, del malinteso e della finzione, ma anche della malafede, dell'ipocrisia e della simulazione, mettiamo in scena una specie di teatro. Per mentire, anche solo a se stessi, bisogna essere almeno in due. Quindi in senso più generale la verità critica nega il mondo del “così com'è”, della consuetudine dei saperi e dei poteri, la bugia critica inventa il mondo “così come dovrebbe essere”. In questo lavoro ci siamo divertiti ad indagare e palesare le contraddizioni, la comicità ed il grottesco di tutti i personaggi che ruotano intorno al “bugiardo” che come un demiurgo li rende personaggi di un sua singolare messa in scena. Il tutto attraverso gli strumenti, contemporaneamente drammatici e comici, che la Commedia dell’Arte mette a disposizione degli attori: gioco, acrobazia, plurilinguismo, grottesco, paradosso ecc… In questo ci siamo cimentati con l’intento di coinvolgere in tale operazione anche gli spettatori che assisteranno a questo esperimento.

Alessio Nardin

Além de Erechim o grupo também se apresentará em Santa Maria e Nova Padua.

Lo spettacolo

L’intreccio della trama si dipana con leggerezza, ironia e momenti di intensa umanità, attraverso scene che si ispirano a canovacci di origine spagnola, a Pietro Cornelio, ed infine all’opera di Goldoni. Ciò che ne emerge è una drammaturgia in cui il tema principale è quello della bugia come prima forma di creazione artistica, come ingenua possibilità di vedere il mondo in modo diverso e, forse, migliore: tutto questo si dipana attraverso lo svolgersi di intrighi amorosi, amori, gelosie, potere, danaro e miserie sociali. Lo sviluppo della trama è impreziosito da musiche dal vivo, danze, combattimenti, pantomime, momenti di poesia e satira sociale, personaggi inattesi...

Lo spettacolo, particolarmente adatto a famiglie e bambini, si inserisce in una cornice stilistica tipica di Commedia dell’Arte, con amori, intrighi, travestimenti, trasformazioni, colpi di scena, agnizioni. In azione le maschere classiche di Commedia: Zanni, Arlecchino, Pantalone, Dottore, Capitano, Innamorati, ...inserite in un contesto settecentesco, tipicamente goldoniano, con un contenuto drammaturgico moderno ed originale.

La trama

Lelio, figlio di Pantalone, dopo essere vissuto in modo avventuroso e dissoluto a Napoli, torna a Venezia, dove appena arrivato continua ad affidandosi al suo estro di bugiardo impenitente. Appena giunto incappa nel pieno di una serenata che Florindo, amante timido, rivolge segretamente a Rosaura. Quest’ultima si ritrova sul terrazzo di casa con la sorella Beatrice, con la quale rivaleggia continuamente. Senza indugio Lelio, assistito dal fido servo Arlecchino, si fa avanti, attirando l'attenzione delle due fanciulle (figlie di Scolastica, vedova di un famoso dottore di bologna ed ora in rovina) attribuendosi il merito dell'omaggio canoro. Di qui inizia un rutilante gioco di "spiritose invenzioni", come il fantasioso protagonista definisce le sue menzogne: s'inventa diverse false identità: si dichiara un ricco cavaliere napoletano invaghito di Rosaura, si finge un amico di se stesso con il padre, si vanta di aver goduto i favori delle sorelle con il severo Ottavio, amante di Beatrice. Anche quando è colto in flagrante e/o è smentito dai fatti, non si perde d'animo e cambia con scaltrezza identità e storia, riuscendo comunque convincente. Tutto questo sino a quando le sue bugie raggiungono dimensioni che nemmeno lui riesce a controllare…

Interpreti Silvia Benedini, Andrea Cereda, Cristina Gianni, Giovanni Longhin, Annagaia Marchioro, Alessio Nardin,

Maschere Gianfranco Gallo

Costumi Silvia Benedini

Danze e Coreografie Vitalba D'Aguanno

Drammaturgia Alessio Nardin (con il contributo degli attori)

Regia Alessio Nardin

Note di regia

La bugia è un artificio della mente che ha affascinato pensatori e letterati sin dai tempi di Sant’Agostino. Infatti se da una parte la bugia può essere negativa, liberata però da un valore morale la bugia apre al sogno di quello che non esiste ma che si desidererebbe e per questo è creatrice, è fonte di ispirazione. La bugia è una poderosa tecnica di immedesimazione. Il bugiardo mentendo si immedesima nell'altro a cui mente, quindi ne condivide una realtà particolare che li accomuna. Da questo embrione di tecnica d'immedesimazione possono nascere il teatro e il “teatro nel teatro” come quei campi dell'esperienza umana in cui ad ogni se stesso è consentito esser altro. Infatti con la menzogna, attraverso il frastagliato arcipelago dell'inganno, del malinteso e della finzione, ma anche della malafede, dell'ipocrisia e della simulazione, mettiamo in scena una specie di teatro. Per mentire, anche solo a se stessi, bisogna essere almeno in due. Quindi in senso più generale la verità critica nega il mondo del “così com'è”, della consuetudine dei saperi e dei poteri, la bugia critica inventa il mondo “così come dovrebbe essere”. In questo lavoro ci siamo divertiti ad indagare e palesare le contraddizioni, la comicità ed il grottesco di tutti i personaggi che ruotano intorno al “bugiardo” che come un demiurgo li rende personaggi di un sua singolare messa in scena. Il tutto attraverso gli strumenti, contemporaneamente drammatici e comici, che la Commedia dell’Arte mette a disposizione degli attori: gioco, acrobazia, plurilinguismo, grottesco, paradosso ecc… In questo ci siamo cimentati con l’intento di coinvolgere in tale operazione anche gli spettatori che assisteranno a questo esperimento.

Alessio Nardin

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CHUVAS CAUSAM PREJUÍZOS EM JACUTINGA

O grande volume de chuvas registrados nos últimos dias em Jacutinga vem acumulando prejuízos aos agricultores, moradores da cidade e para o município que constata diariamente a necessidade de recuperar as estradas danificadas pelas águas das chuvas.
O coordenador da defesa civil local Valdir Sangalli manifesta-se preocupado com a situação vivenciada no município: ¨ Apesar das chuvas serem importantes para a produção agrícola neste período, o grande volume de chuvas vem preocupando pelos danos que pode ser observado nas estradas e nas propriedades rurais. Reunimos o conselho municipal de defesa civil visando analisar a situação e tomar assim as medidas cabíveis.

Desmoronamento de murros podem ser observados em várias casas na cidade de Jacutinga. Para o secretário de obras Amauri Busnello a dificuldade em concluir o trabalho de recuperação das estradas deve-se a instabilidade do tempo: ¨ Praticamente todos os dias chove o que não permite executarmos um serviço não só contínuo, mas rápido, tendo em vista a preocupação com a safra de soja e milho que já está iniciando e nossos agricultores necessitam de estradas em boas condições de trafegabilidade. ¨
Os alagamentos são observados devido as enxurradas conforme aconteceu na tarde do dia: 21 de fevereiro, onde foi registrado mais de 80 mm de chuva somente em 30 minutos.


Parreiras sofreram queda devido as chuvas e o vento, causando prejuízos aos proprietários.

As estradas apesar de receberem melhorias, após este período de chuvas ficam intransitáveis, devido ao acúmulo de barro e pedras que são conduzidas até a estrada pela água das chuvas.

O prefeito Edegar Menin explicou sobre a preocupação de monitorar a situação vivenciada no município: ¨ Em Jacutinga as fortes chuvas vem ocorrendo desde o fim do ano passado, e nós estamos mobilizados para atender dentro da medida do possível a todos os chamados, e após verificado o significativo volume de prejuízos decidimos decretar situação de emergência, buscando assim apoio para que possamos reestabelecer a normalidade, apesar de sabermos que o período de chuvas deve continuar.¨

Estradas de acesso a propriedades rurais são as mais afetadas, bem como bueiros e valetas que são desbarrancados.

FARINA NA CAPITAL FEDERAL

Afonso Hamm recebe prefeito de Barão do Cotegipe
O prefeito do município de Barão do Cotegipe, Vladimir Luiz Farina esteve em Brasília no dia 16 de fevereiro reunido com o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS).

Na oportunidade, Farina agradeceu o apoio que o deputado tem concedido ao município na indicação de emendas que somam R$ 255.040,00.
Os recursos já foram investidos na pavimentação com paralelepípedo irregular na Rua Joana Trczinski, Pavimentação com Paralelepípedos na Avenida Adão Welker e nas Ruas David Marca e Rua A, no centro de Barão d
e Cotegipe.
Outra emenda que o deputado indicou para o município no Orçamento Geral da União de 2010, foi para pavimentação asfáltica na Rua José Bonifácio, no centro de Barão de Cotegipe.
O prefeito informou que esta última é em fase de licitação.
Hamm comenta que é parceiro do desenvolvimento de Barão do Cotegipe e já indicou emendas com objetivo de melhorar a infraestrutura do município.



COMITIVA DE JACUTINGA DIVULGA EXPOCIJA NA CAPITAL

Convidar o governador do estado e o presidente da assembléia legislativa é o compromisso oficial da comitiva de Jacutinga que desloca-se amanhã para a capital do estado.
As visitas aos deputados estaduais e empresas que possam patrocinar a Expocija 2011 faz parte da programaação.
De 29 de abril a 1º de maio Jacutinga mobilizará mais de 30 mil pessoas que prestigiarão um dos maiores eventos da região.
¨A expectativa aumenta cada vez mais, com a proximidade do evento e o grande volume de contratos que vem sendo firmados com os expositores¨afirma o presidente da ACIPS Valdir Grams que está entuasiasmado com a repercussão do evento.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mobilização defende urgência na votação do novo Código Florestal



Clique para visualizar em tamanho maior O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou na manhã desta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, da mobilização de produtores rurais e demais lideranças ligadas ao setor rural, no Ginásio de Esportes da Cooperativa de Tupanciretã. O encontro teve como enfoque a discussão pela aprovação das alterações do Código Florestal Brasileiro, propostas pelo relator, deputado Aldo Rebelo.

Clique para visualizar em tamanho maior A organização foi do Clube Amigos da Terra de Tupanciretã, Sindicato Rural de Tupanciretã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e a Cooperativa Agrícola Tupanciretã Ltda (Agropan).

O evento contou com a presença de lideranças rurais, deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades gaúchas.
Clique para visualizar em tamanho maior A senadora do Partido Progressista, Ana Amélia Lemos também prestigiou o ato.

Na oportunidade, Hamm foi uma das primeiras lideranças a se pronunciar. Em seu discurso destacou a luta da bancada que defende a agricultura e pecuária no que se refere à aprovação do texto elaborado por Rebelo. O parlamentar ressaltou sobre a necessidade da mobilização para a votação das mudanças na legislação ambiental. “Estamos unidos para que essa proposta seja discutida no plenário ainda neste mês e em março entre na pauta de votação”, enfatiza Hamm ao afirmar que o substitutivo apresenta avanços significativos, e que conciliam a preservação do meio ambiente, a produção agrícola e pecuária e o desenvolvimento econômico e social.

Durante o discurso, Aldo Rebelo, destacou atuação do deputado Afonso Hamm em prol do setor agrícola e pecuário e ressaltou que já prestigiou um evento da área de fruticultura na propriedade do seu colega parlamentar.

No seu pronunciamento, Rebelo mostrou-se otimista com a aprovação do seu relatório, com mudanças estruturais que atende grande parte do interesse de pequenos, médios e grandes produtores rurais. Pela iniciativa do relator, os pequenos produtores, com até quatro módulos rurais, serão dispensados da chamada reserva legal, e após avaliação de especialistas poderão cultivar no topo de morros e várzeas. Já, aos demais agricultores, as atuais áreas de preservação serão consideradas, além de outros ajustes, para que no máximo o procedimento comprometa 20% da propriedade rural. Outra alteração destacada pelo deputado é que haverá redução de 30 para 15 metros junto às margens de rios e riachos, onde terá que ser feito o plantio de mudas de árvores e vegetação, que garantam proteção ao meio ambiente.

De acordo com o relator, no Rio Grande do Sul, 90% das terras são pequenas propriedades e se regra vigente não for modificada 100% das propriedades estariam na ilegalidade.

Câmara inicia a discussão do projeto do novo salário mínimo

A câmara dos deputados iniciou netsa tarde ( 16/02/2011) a fase de discussão do Projeto de Lei, do Executivo, que reajusta o salário mínimo para R$ 545 a partir da publicação da futura lei. O relator Vicentinho (PT-SP) apresentou parecer favorável ao projeto em nome da comissão especial criada para analisar a matéria.

Atualmente, o salário mínimo é de R$ 540 por força da Medida Provisória 516/10. Esse valor foi encontrado com base em estimativa da inflação em dezembro de 2010. Os R$ 545 correspondem à medição final da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPCMede a variação de preços da cesta de consumo das famílias de baixa renda, com salário de um a seis mínimos, entre os dias 1º e 30 do mês de referência. Abrange nove regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Porto Alegre e Curitiba), além do município de Goiânia e de Brasília. O índice é calculado pelo IBGE desde 1979 e é muito utilizado como parâmetro para reajustar salários em negociações trabalhistas.).

Acordo
Um acordo entre as lideranças possibilitará o discurso de 20 deputados a favor e 20 deputados contra o projeto.

UFFS recepcionará calouros

UFFS recepcionará calouros com uma semana de atividades

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) organizou, para o início do primeiro semestre letivo, uma semana com intensas atividades para recepção de seus calouros,.

Estará presente o reitor da Universidade o Professor Dr. Jaime Giolo, nas atividades programadas para o dia 24 em Erechim.

PREFEITO MENIN NA CAPITAL DO ESTADO

Com o objetivo de manter as demandas do município de Jacutinga junto ao governo do estado o prefeito de Jacutinga Edegar Menin viajou a Parto Alegre, visando a tramitação dos projetos e solicitações que o muncípio tem junto ao executivo estadual.
Nesta viagem está acompanhado do prefeito de Centenário e do coordenador do CIRAU - Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai, os quais apresentarão junto as secretarias estaduais a estrutura deste colegiado de municípios, e através dele obter reconhecimento visando pleitear ações governamentais que beneficiem os municípios consorciados.

EXPOCIJA VEM AÍ

O final do mês de abril e o dia primeiro de maio vai movimentar a região do Alto Uruguai, através da realização da Exposição do Comércio, Indústria Agropecuária e Artes de Jacutinga.
A 7ª edição da EXPOCIJA contará com uma mega estrutura para atender os visitantes, e oportunizará conhecer o potencial econômico, cultural e gastronômico deste município localizado no norte gaúcho a 28 km de Erechim.
Muitos shows locais e regionais, além de shows de nível nacional fazem parte da programação artística e de entretenimento. Parque de diversões, ampla área de exposições de todos os setores da economia, além da área de alimentação com várias opções de comidas e bebidas. Muitas atrações poderão ser conferidas nos dia 29 e 30 de Abril e 1º de Maio no maior evento de Jacutinga. O circuito da feira é no centro da cidade, vale a pena participar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MENIN REASSUME PREFEITURA

¨Retomar as atividades e concentrar esforços para que as obras de revitalização do centro da cidade estejam prontas para a EXPOCIJA¨, com este propósito e de olho nos prejuízos causados pelo volume das chuvas o prefeito Edegar Menin reassumiu o comando do município na manhã desta 2ª feira (14/01/2011).

Durante as férias do titular, respondeu pelo executivo municipal o vice prefeito Gelsi Lodéa,
que buscou manter as atividades de rotina em andamento, destacando que o trabalho pôde ser desenvolvido a contento em virtude do comprometimento que há entre os integrantes do governo municipal, que é formado por membros de todos os partidos do município, coligação que resultou no consenso nas últimas eleições municipais.

O prefeito Menin ao reassumir, solicitou aos secretários municipais, um relatório que aponte os prejuízos que possam ser observados nas estradas municipais, bem como nas propriedades rurais, em virtude do grande volume de chuvas ocorridas no município, para que de posse dessas informações a defesa civil local analise a necessidade de decretar situação de emergência visando contar com recursos para auxiliar na recuperação dos prejuízos e ou para justificar danos causados no setor primário.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Afonso Hamm anuncia recursos para Campinas do Sul

Afonso Hamm anuncia liberação de recursos para Campinas do Sul


O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) anuncia a liberação de recursos para o município de Campinas do Sul. Os primeiros recursos da emenda no valor de R$ 200 mil começaram a ser liberados. Trata-se do pagamento da primeira parcela desse recurso no valor de R$ 40.000,00. O montante será utilizado para restauração, construção de passeios com acessibilidade, rotatórias e iluminação pública.

Clique para visualizar em tamanho maiorO prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, destaca a importância do apoio do deputado para o município, tendo em vista que já destinou mais de R$ 1.178.000,00 em emendas, contribuindo com melhorias nas áreas de infraestrutura urbana, construção de escola de ensino básico e mobilidade urbana.

Montepó comenta que o recurso de R$ 200 mil será destinado para construção de rotatórias nas Avenidas Maurício de Cardoso e Pedro Alvares Cabral, obras de passeios públicos em algumas ruas da cidade e praça central e iluminação de via pública. “Essas obras se traduzirão em maior segurança a população, tendo em vista que as rotatórias servirão para os motoristas diminuírem a velocidade. Além disso, serão efetivadas melhorias em acessibilidade para portadoras de alguma deficiência.

Hamm comenta que as emendas para Campinas do Sul já estão resultando em mudanças para o município com obras que irão contemplar a área educacional, bem como, a todos os moradores de Campinas do Sul e visitantes.

Viadutos tem emenda do deputado

Município de Viadutos garante emena do deputado federal Afonso Hamm

Clique para visualizar em tamanho maior
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) anuncia aos moradores do município de Viadutos a liberação de recursos para pavimentação e adequação de rótulas, passeios, guias e entradas de veículos. O parlamentar informa que foi efetuado nesta semana o pagamento da primeira parcela da emenda de sua autoria, que totaliza em R$ 100 mil.

Hamm destaca que esse recurso tem como propósito promover melhorias no município e garantir mais segurança aos moradores e visitantes. “Sou parceiro de Viadutos e por isso indiquei essa emenda”, finaliza.

Afonso Hamm é empossado deputado federal.

Afonso Hamm é empossado como deputado federal

Os deputados federais eleitos em 2010 para a 54ª Legislatura e que exercerão o mandato até 2014 foram empossados na manhã de terça-feira, dia 01 de fevereiro, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Afonso Hamm (PP-RS), que foi reeleito com 98.419 votos, foi o primeiro dos deputados do Rio Grande do Sul a fazer o juramento de posse.

Os trabalhos foram abertos pelo atual presidente da Câmara, Marco Maia.
Clique para visualizar em tamanho maior Após, os deputados pronunciaram o compromisso para este mandato - "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Ao pronunciar esse juramento, Hamm demonstra-se otimista com o novo mandato que será focado em muito Trabalho e Resultados. Conforme Hamm, o Brasil vive momentos de consolidação e de reconhecimento no cenário internacional, que passa pela manutenção e ampliação de um programa de economia estável e fundamentalmente com forte incremento de inclusão social. “O nosso desafio é de fortalecer ainda mais o papel desta Casa Legislativa promovendo as pautas de discussões necessárias ao país”, enfatiza o deputado ao exemplificar que uma ação de grande responsabilidade dos brasileiros e torcedores é na preparação dos dois grandes eventos na área esportiva, com forte apelo na mídia, de visualização mundial e do desenvolvimento do Turismo, com a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “É essencial buscarmos a garantia da execução das obras e das ações iniciais”, assinala.


Clique para visualizar em tamanho maior
Reformas


O parlamentar progressista também aposta nos avanços das reformas tributária e política, se traduzindo em importante momento de modernização e de capacidade competitiva ao país. “As mudanças poderão garantir a condição de crescimento do Brasil”, acrescenta Hamm ao detalhar que a Reforma Política fortalece a representatividade política por meio do fortalecimento dos partidos.



Outro ponto destacado por Hamm é a grande dívida que existe com os brasileiros na reestruturação do orçamento na Saúde, respeitando o direito de acesso a exames, cirurgias e internações.

A Agricultura e Pecuária são duas áreas prioritárias de atuação do parlamentar. Ele observa que a consolidação da agricultura moderna com ênfase na diversificação trará segurança alimentar a população brasileira, promovendo excedentes importantes de exportação e de controle da balança comercial. “A agricultura e a pecuária brasileira precisam promover a reforma com forte impacto de redução dos custos da produção de alimentos e precisa garantir renda e rentabilidade aos produtores”, complementa o parlamentar ao acrescentar que nesse mandato vai trabalhar pela votação em plenário do Projeto de Lei 6381/2005, que dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação e que foi relator do projeto e apresentou um substitutivo apontando 10 instrumentos necessários para atualizar os fundamentos e instrumentos que norteiam a política para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil.
Clique para visualizar em tamanho maior O deputado Afonso Hamm contou com o prestígio na posse de sua esposa Rosele e lideranças que acreditam no seu trabalho.

Fotos: Márcia Marinho