Preocupação diária da comunidade, notícias e informações que angustiam a todos; pais, amigos e familiares de dependentes de drogas em constante alerta.
Estas situações que preocupam a todos, instigou o Dr. Rodrigo Bitencourt a realizar uma pesquisa com os alunos das escolas do município, para saber a realidade vivida no município de Jacutinga quanto ao consumo de drogas e suas repercussões.
O evento que apresentou os resultados da pesquisa contou com o prestígio do prefeito municipal Edegar Menin que agradeceu o trabalho coordenado pelo médico do PSF local Dr. Rodrigo e salientou a preocupação da administração com o crescente consumo de drogas pelos jovens, e que ordenou a sua equipe de governo uma atenção permanente para que este grave problema não evolua no município.
O presidente da câmara de vereadores Lainor De Mamam que participou da reunião manifestou a satisfação de ver algo sendo feito no sentido de orientar professores, pais e alunos quanto a realidade local e as implicações causadas pelo uso de drogas.
O evento realizado no plenário da câmara de vereadores de Jacutinga na manhã do dia 14 de Dezembro de 2009 reuniu profissionais da saúde e da educação do município, entre outras autoridades.
Na opinião do médico responsável pela pesquisa o uso indiscriminado de drogas ¨legais¨ como o álcool, benzodiazipenico (tranquilizantes), anfetaminas (redutores de apetite) e o tabaco são as drogas que causam maiores preocupações, devido ao uso abusivo pelos adolescentes, sendo os medicamentos sem prescrição médica. A princípio o Dr. Rodrigo Bittencourt imaginava haver um consumo maior de drogas ilegais (maconha, crack e cocaína) mas não foi o resultado apresentado pela pesquisa, destacou-se o altíssimo consumo de álcool, mas o que mais surpeendeu foi a média local do consumo de álcool: 71% dos jovens informaram ter consumido álcool no último mês (quase 30% superior a média nacional). A pesquisa foi realizada através de um questionário de triagem ao uso de drogas, e é direcionada a crianças e adolescentes, este material é utilizado no mundo todo, inclusive pelo Ministério da Saúde buscando ter informações reais, selecionar dados e com isso triar os dados coletados do uso abusivo de drogas e suas consequências nos jovens. Outros dados que preocupam o coordenador da pesquisa foram os elevados consumos de benzodiazepinicos ( tranquilizantes) quase 20%, enquanto a média nacional de consumo
O secretário municipal de saúde Dimas Tortelli enfatizou a preocupação de sua equipe de trabalho, bem como as ações que deverão ser tomadas com o intuito de orientar a comunidade para que não seja necessário apenas não dispensar recursos na recuperação de dependentes, mas principalmente para que as famílias não vivenciem situações degradantes não sofram os efeitos causados pelo uso de drogas.
Após a realização da pesquisa nas escolas do município, os dados coletados foram aprsentados a comunidade, e informações sobre os danos que as drogas causam foram informados aos presentes. Para o Dr. Rodrigo: ¨Grande parte dos problemas relacionados ao uso de drogas são conseqüências do estado de intoxicação. Isto inclui sofrer e provocar acidentes, quedas, afogamentos, mortes; ter seu rendimento na escola ou no trabalho diminuído, envolver-se em brigas e na prática de sexo inseguro, sofrer overdose e suicídios. ¨
O uso do tabaco está relacionado a cerca de 30% dos casos de câncer. É responsável, por exemplo, por 90% dos casos de câncer de pulmão. Também está relacionado ao câncer da boca, laringe e faringe (garganta) e esôfago, bexiga, rins, pâncreas e colo do útero. Além do câncer, o tabaco também causa outras doenças do pulmão, como o enfisema e a bronquite. O coração e os vasos sanguíneos também são fortemente danificados pelo uso do tabaco e os fumantes têm muito maior chance de sofrerem infartos e arritmias do coração, problemas da aorta e das artérias que levam o sangue para as pernas, cérebro e outros órgãos. O consumo do fumo também provoca gastrite, úlcera de estômago e duodeno, infecções respiratórias, alergias, infertilidade, impotência e alterações do feto em mulheres que fumam durante a gravidez.
O uso regular de benzodiazepínicos e de outros sedativos produz: Sonolência, vertigem e confusão mental, Dificuldade de concentração e de lembrar das coisas, Náusea, dor de cabeça, alteração da marcha, Problemas de sono, Ansiedade e depressão, Tolerância e dependência, após um curto período de uso, Sintomas significativos de abstinência, na retirada, Overdose e morte, se usado com álcool, opiáceos ou outras drogas depressoras, Mal formação fetal: lábios , céu da boca e coração, Diminuição dos reflexos e habilidades para operar máquinas.
Os EFEITOS FÍSICOS E MENTAIS DO USO DA COCAÍNA E ANFETAMINAS: Agitação, prejuízo do julgamento, euforia, irritabilidade. Taquicardia (aumento da freqüência dos batimentos do coração), aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas, infarto cardíaco, podendo ser fatais. Suor, calafrios, dilatação das pupilas. Alucinações ou ilusões visuais e táteis. Idéias paranóides (sensação de estar sendo perseguido ou de que alguém quer prejudicá-lo ou atacá-lo). Convulsões, derrame cerebral, impotência. Ansiedade, depressão, quadros psicóticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário