segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

REPRESENTANTE DO MINISTRO DAS CIDADES VISITA JACUTINGA


O prefeito Edegar Menin juntamente com sua equipe de governo recebeu na 6ª feira (18-12-2009) o chefe de gabinete da secretaria de mobilidade urbana do Ministério das Cidades Fábio Machado que conheceu o municipio de Jacutinga, os projetos encaminhados ao Ministério das Cidades e os locais onde estes deverão ser executados.
O representante do Ministério reafirmou o compromisso do ministro Marcio Fortes com o município, Fabio Machado esteve no município acompanhado do prefeito de Itatiba do Sul Inidio Munari que preside o CIRAU ( Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai), o Consórcio promoveu eventos em Erechim e Sarafina Correa com representaes dos municipios, visando repassar informações sobre projetos disponíveis no Ministério das Cidades e as formas de encaminhamentos que devem ser feitos visando captar recursos federais.

Ao meio dia o prefeito Menin ofereceu um almoço no parque municipal ao representante do governo federal que na oportunidade conheceu as belezas naturais e estrutura do parque de Jacutinga.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Municípios já sabem que país representarão

Sorteados os municípios

para a Copa

Alto Uruguai Gaúcho de Futebol

Jacutinga vai representar o Japão na competição que busca associar a região com a Copa do Mundo. Com a presença dos 32 municípios da AMAU aconteceu o sorteio dos grupos e dos países que serão representados pelos municípios do Alto Uruguai. Foi nesta segunda-feira dia 14 de dezembro de 2009 na URI- Erechim, o sorteio dos municípios para a “Copa Alto Uruguai Gaúcho de Futebol”. No evento com a presença de representantes dos 32 municípios da AMAU e da delegação da Copa Sub 20.

Uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento, da Amau entre outras entidades, o evento visa promover a integração da região através do esporte, movimentando a comunidade de todos os municípios. Esta iniciativa conta com o apoio do deputado federal Afonso Hamm que preside a Comissão de Esportes e Tursimo da Câmara dos Deputados, e destinou recursos para que o evento seja realizado.

Estudantes de até 15 anos dos municipios da região, envolvendo a comunidade escolar e a sociedade. Serão 22 atletas por município, totalizando 704 atletas e mais 150 pessoas envolvidas em sua realização.

Sorteados os municípios para a Copa Alto Uruguai Gaúcho de Futebol

Representante da Secretaria Especial da Copa do Governo do Estado prestigiou o sorteio e enalteceu a organização da competição.

É uma mini copa do mundo a Copa Alto Uruguai Gaúcha de Futebol, foi o entendimento de várias pessoas e entidades que definiu este evento (inédito no Brasil), e vai unir regionalmente todas as comunidades em torno de um objetivo comum.

Veja os grupos com os países e quais os municípios que os representarão:

A Espanha será representada por Paulo Bento; Inglaterra, por Barra do Rio Azul; Argentina, por Faxinalzinho; Brasil, por Ponte Preta; Itália, por Barão de Cotegipe; Alemanha por Marcelino Ramos

Sorteados os municípios para a Copa Alto Uruguai Gaúcho de Futebol Grupo A:África do Sul representará Erechim, França por Erebango; Uruguai por Floriano Peixoto e México por Viadutos.

Grupo B: Nigéria por Áurea; Grécia por Itatiba do Sul; Coréia do Sul por Aratiba

Grupo C: Eslovênia por Gaurama; Argélia por São Valentim; Estados Unidos por Benjamin Constant do Sul

Grupo D: Sérvia por Erval Grande; Gana por Carlos Gomes; Austrália por Getúlio Vargas

Grupo E: Holanda por Campinas do Sul, Japão por Jacutinga; Camarões por Mariano Moro; Dinamarca por Sertão

Grupo F: Eslováquia por Ipiranga do Sul; Nova Zelândia por Três Arroios; Paraguai por Cruzaltense

Grupo G:Portugal por Quatro Irmãos; Coréia do Norte por Severiano de Almeida; Costa do Marfin por Entre Rios do Sul

Grupo H:Chile por Estação; Suíça por Centenário; Honduras por Charrua

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comunidade conhece resultado de pesquisa sobre uso de drogas

Preocupação diária da comunidade, notícias e informações que angustiam a todos; pais, amigos e familiares de dependentes de drogas em constante alerta.
Estas situações que preocupam a todos, instigou o Dr. Rodrigo Bitencourt a realizar uma pesquisa com os alunos das escolas do município, para saber a realidade vivida no município de Jacutinga quanto ao consumo de drogas e suas repercussões.
O evento que apresentou os resultados da pesquisa contou com o prestígio do prefeito municipal Edegar Menin que agradeceu o trabalho coordenado pelo médico do PSF local Dr. Rodrigo e salientou a preocupação da administração com o crescente consumo de drogas pelos jovens, e que ordenou a sua equipe de governo uma atenção permanente para que este grave problema não evolua no município.
O presidente da câmara de vereadores Lainor De Mamam que participou da reunião manifestou a satisfação de ver algo sendo feito no sentido de orientar professores, pais e alunos quanto a realidade local e as implicações causadas pelo uso de drogas.

O evento realizado no plenário da câmara de vereadores de Jacutinga na manhã do dia 14 de Dezembro de 2009 reuniu profissionais da saúde e da educação do município, entre outras autoridades.
Na opinião do médico responsável pela pesquisa o uso indiscriminado de drogas ¨legais¨ como o álcool, benzodiazipenico (tranquilizantes), anfetaminas (redutores de apetite) e o tabaco são as drogas que causam maiores preocupações, devido ao uso abusivo pelos adolescentes, sendo os medicamentos sem prescrição médica. A princípio o Dr. Rodrigo Bittencourt imaginava haver um consumo maior de drogas ilegais (maconha, crack e cocaína) mas não foi o resultado apresentado pela pesquisa, destacou-se o altíssimo consumo de álcool, mas o que mais surpeendeu foi a média local do consumo de álcool: 71% dos jovens informaram ter consumido álcool no último mês (quase 30% superior a média nacional). A pesquisa foi realizada através de um questionário de triagem ao uso de drogas, e é direcionada a crianças e adolescentes, este material é utilizado no mundo todo, inclusive pelo Ministério da Saúde buscando ter informações reais, selecionar dados e com isso triar os dados coletados do uso abusivo de drogas e suas consequências nos jovens. Outros dados que preocupam o coordenador da pesquisa foram os elevados consumos de benzodiazepinicos ( tranquilizantes) quase 20%, enquanto a média nacional de consumo
O secretário municipal de saúde Dimas Tortelli enfatizou a preocupação de sua equipe de trabalho, bem como as ações que deverão ser tomadas com o intuito de orientar a comunidade para que não seja necessário apenas não dispensar recursos na recuperação de dependentes, mas principalmente para que as famílias não vivenciem situações degradantes não sofram os efeitos causados pelo uso de drogas.
Após a realização da pesquisa nas escolas do município, os dados coletados foram aprsentados a comunidade, e informações sobre os danos que as drogas causam foram informados aos presentes.
Para o Dr. Rodrigo: ¨Grande parte dos problemas relacionados ao uso de drogas são conseqüências do estado de intoxicação. Isto inclui sofrer e provocar acidentes, quedas, afogamentos, mortes; ter seu rendimento na escola ou no trabalho diminuído, envolver-se em brigas e na prática de sexo inseguro, sofrer overdose e suicídios. ¨
O uso do tabaco está relacionado a cerca de 30% dos casos de câncer. É responsável, por exemplo, por 90% dos casos de câncer de pulmão. Também está relacionado ao câncer da boca, laringe e faringe (garganta) e esôfago, bexiga, rins, pâncreas e colo do útero. Além do câncer, o tabaco também causa outras doenças do pulmão, como o enfisema e a bronquite. O coração e os vasos sanguíneos também são fortemente danificados pelo uso do tabaco e os fumantes têm muito maior chance de sofrerem infartos e arritmias do coração, problemas da aorta e das artérias que levam o sangue para as pernas, cérebro e outros órgãos. O consumo do fumo também provoca gastrite, úlcera de estômago e duodeno, infecções respiratórias, alergias, infertilidade, impotência e alterações do feto em mulheres que fumam durante a gravidez.

O uso regular de benzodiazepínicos e de outros sedativos produz: Sonolência, vertigem e confusão mental, Dificuldade de concentração e de lembrar das coisas, Náusea, dor de cabeça, alteração da marcha, Problemas de sono, Ansiedade e depressão, Tolerância e dependência, após um curto período de uso, Sintomas significativos de abstinência, na retirada, Overdose e morte, se usado com álcool, opiáceos ou outras drogas depressoras, Mal formação fetal: lábios , céu da boca e coração, Diminuição dos reflexos e habilidades para operar máquinas.

Os EFEITOS FÍSICOS E MENTAIS DO USO DA COCAÍNA E ANFETAMINAS: Agitação, prejuízo do julgamento, euforia, irritabilidade. Taquicardia (aumento da freqüência dos batimentos do coração), aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas, infarto cardíaco, podendo ser fatais. Suor, calafrios, dilatação das pupilas. Alucinações ou ilusões visuais e táteis. Idéias paranóides (sensação de estar sendo perseguido ou de que alguém quer prejudicá-lo ou atacá-lo). Convulsões, derrame cerebral, impotência. Ansiedade, depressão, quadros psicóticos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mudas de árvores nativas distribuídas aos agricultores nos últimos 2 meses.

¨Mais de 4 mil mudas de árvores nativas distribuídas aos agricultores nos últimos 2 meses¨ afirmou o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Fabio Tortelli, destacando a importância da iniciativa que visa conscientizar a comunidade para preservar a natureza. Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Valdir Sangalli este trabalho é de suma importância, e parcerias com instituições, empresas e agricultores são firmadas através de medidas que estabeleçam compromissos com a atividade agrícola responsável.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jacutinga, através do programa de Revitalização de matas ciliares distribuiu gratuitamente mais de 4 mil mudas de árvores nativas aos agricultores do município. As mudas foram doadas através de convênios com a SEMA e a Empresa Tractebel Energia, com o objetivo de Recuperar as áreas de preservação permanente no entorno de rios e nascentes.
Dentre as espécies distribuídas encontram-se: Angico vermelho, Araçá-amarelo, Araticum, Camboatá-vermelho, Cerejeira, Guajuvira), Ipê-roxo, Olho-de-pomba, Paineira, Pitangueira, Cedro, Canjerana, Jaboticaba, etc.
Segundo os responsáveis pela Secretaria, o comprometimento dos agricultores de Jacutinga poderá resultar em ganho coletivo já que, com a vegetação nas margens dos rios, a qualidade e a quantidade da água tende a ser superior.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Expansão Urbana e em convênio com a Empresa Tractebel Energia, também arborizou o trecho ao longo do caminhódromo municipal, localizado na RS 211, entre os município de Jacutinga e Campinas do Sul, com 500 mudas de ipê-amarelo e ipê-roxo.

ENCONTRO DE CORAIS FOI UM SUCESSO

O encontro de Corais realizado em Jacutinga, no dia 10 de Dezembro de 2009, reuniu mais de 200 pessoas que prestigiram o Coral La Montanara de Jacutinga, o Coral Santa Luzia de campinas do sul, o Coral municipal de Cruzaltense e o Vocal Doses de Erechim, em um ambiente prepararado para receber este tipo de evento.
Coral La Montanara de Jacutinga

Coral municipal de Cruzaltense
Coral municipal de Cruzaltense

Coral Santa Luzia de Campinas do Sul
Coral Santa Luzia de Campinas do Sul

Volcal Doses de Erechim

Coral La Montanara de Jacutinga


Público prestigiou o evento realizado no Choppanas' Bar

Após as apresentações o público participou do coquetel







Um vídeo com mensagens natalinas e agradecimento aos apoiadores foia presentado ao público

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fotos da DECORAÇÃO de NATAL de JACUTINGA

O clima de Natal sensibiliza a todos,
Imagens com o visual da cidade decorada são capatadas
e fatalmente surpeendem pela beleza e
que encantam a todos.
Veja as Fotos da DECORAÇÃO de NATAL de JACUTINGA
captadas à noite e seus autores.
Foto: Mauro Pazinatto


Foto: Mauro Pazinatto

Foto: Mauro Pazinatto


Foto: Natalia Menin



Foto: Natalia Menin

Foto: Mauro Pazinatto

Foto: Aline Foletto

Foto: Aline Foletto

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

JACUTINGA SEDIOU EVENTO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

Jacutinga sediou debates sobre políticas para as mulheres.

O município de Jacutinga sediou um importante debate sobre a política para as mulheres. O evento contou com a presença da representante do governo federal Sra.Tereza Cristina Zousa que é secretária adjunta de política para as mulheres do governo federal.
A realização do evento foi viabilizada pelo CIRAU ( Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai) que busca capacitar os municípios para elaborar projetos e ações direcionados aos municípios consorciados.
O secretário executivo do CIRAU Juliano Santos dos Santos participou dos debates buscando junto aos representantes dos municípios tirar dúvidas e agilizar os encaminhamentos e as demandas dos municipios.
O evento foi prestigiado pelo presidente da Amau Neri Montepó, por prefeitos, vice prefeitos, secretários e sercretárias municipais, representantes de entidades e órgãos ligados aos direitos e ações dirigidas as mulheres.
A programação do dia 4 de Dezembro de 2009 em Jacutinga oportunizou conhecer o trabalho realizado pela esfera federal no trato das questões relacionadas a mulher, bem como forma de viabilizar recursos para atender demandas locais ligadas a esta secretaria nacional, que tem status de ministério.
O prefeito Edegar Menin ressaltou a importância da presença da secretária Tereza Zousa no município, agradecendo inclusive sua disposição em conhecer a realidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida e outras situações em que esta secretaria poderá colaborar com o município.
Tereza Cristina Zousa secretária adjunta apresentou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que estabelece políticas públicas que contribuem para a melhoria da vida de todas as brasileiras e que reafirmam o compromisso do Governo Federal com as mulheres do país.Percorrendo uma trajetória transversal em todo o governo federal, de modo a estabelecer parcerias com diversas instâncias governamentais, a SPM enfrenta as desigualdades e diferenças sociais, raciais, sexuais, étnicas e das mulheres deficientes. Tereza Cristina Zousa afirmou que a Secretaria Especial de Políticas para Mulhers trabalha com as mulheres, para as mulheres e pelas mulheres.A Secretaria foi criada através da Medida Provisória 103 para desenvolver ações conjuntas com todos os Ministérios e Secretarias Especiais, tendo como desafio a incorporação das especificidades das mulheres nas políticas públicas e o estabelecimento das condições necessárias para a sua plena cidadania.
É competência da SPM: assessorar direta e imediatamente o Presidente da República na formulação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres;. elaborar e implementar campanhas educativas e não discriminatórias de caráter nacional;. elaborar o planejamento de gênero que contribua na ação do governo federal e das demais esferas de governo;. promover a igualdade de gênero; articular, promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres;. promover o acompanhamento da implementação de legislação de ação afirmativa e definição de ações públicas que visem ao cumprimento dos acordos, convenções e planos de ação assinados pelo Brasil, nos aspectos relativos à igualdade entre mulheres e homens e de combate à discriminação, tendo como estrutura básica o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o Gabinete e três Subsecretarias.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

JACUTINGA realiza atividades no dia mundial contra a AIDS

PREFEITO PARTICIPA DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA AIDS

Prefeito Edegar Menin recebeu o secretário de saúde Dimas Tortelli e equipe de saúde que acompanha as atividades e divulga o trabalho de conscientização da comunidade no Dia Munidal de Luta Contra a Aids.

A campanha visa mobilizar a comunidade e orientar quanto aos riscos da doença, na oportunidade o Prefeito de Jacutinga Edegar Menin enfatizou a importância de manter um trabalho permanente de orientação e afirmou a importância do município de Jacutinga realizar atividades neste dia 1º de Dezembro que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Saiba mais sobre a doença:

A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla do inglês: Acquired Immune Deficiency Syndrome) se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV (sigla do inglês - Human Immunodeficiency Vírus).

Síndrome
Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.

Imunodeficiência
Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

Adquirida
Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).

Este vírus tem período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

A aids é uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids pode ser considerada uma doença de perfil crônico. Isto significa que é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal.

Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.




Comitê de Gemellaggio reúne-se em Jacutinga

Comitê de Gemellaggio reúne-se em Jacutinga

Buscando manter latente o pacto celebrado pelo municipio de Jacutinga com o municipio italiano de Pederobba, o comitê de gemellaggio aproveitou o encerramento da mostra fotográfica: Gemellaggio Jacutinga/Pederobba para um encontro que discutiu os encaminhamentos quew devem ser tomados, bem como informações repassadas pelo presidente da comitê Luiz Carlos Piazetta, que também preside o COMVERS e a Fainors.
Com a presença do prefeito Edegar Menin, do vice Gelsi Lodéa e do ex prefeito Dejanir Luiz Salcher foi realizada a reunião que decidiu as ações que serão desenvolvidas pelo comitê que trata do intercâmbio entre o município de Jacutinga e Pederobba.
O encontro reuniu os membros do comitê e entidades culturais do muncípio.