terça-feira, 9 de julho de 2013

BIN LADEN - A vida de Bin Laden em fuga

Mais informações sobre o ex-temido líder da Al Qaeda.

Por Peter Bergen , CNN Analista de Segurança Nacional

9 de julho, 2013 - Atualizado em 1802 GMT (0202 HKT)
Osama bin Laden foi morto por uma equipe de SEALs da Marinha dos EUA em maio de 2011, em um complexo perto de Abbottabad, Paquistão.  Clicar para ver imagens do composto onde passou os últimos dias de sua vida.Osama bin Laden foi morto por uma equipe de SEALs da Marinha dos EUA em maio de 2011, em um complexo perto de Abbottabad, Paquistão. Clicar para ver imagens do composto onde passou os últimos dias de sua vida.
Hide Caption
Composto de Bin Laden
<<
<
1
2
3
4
5
6
7
8
9
>
>>

DESTAQUES DA HISTÓRIA
  • Peter Bergen: Abbottabad Relatório dá retrato íntimo de esconder a vida de Bin Laden no Paquistão
  • Ele diz que é acentuado acusação de que relatório chama de "incompetência" do Paquistão inteligência
  • Ele relata a vida de Bin Laden diariamente, táticas para fugir descoberta, eo drama da noite do ataque
  • Bergen: Ele chama CIA manobras que usaram médico para ajudar a encontrar bin Laden, o governo local de culpa
Nota do editor: Peter Bergen é analista de segurança nacional da CNN, diretor da New America Foundation e autor de Manhunt: The Ten-Year Pesquisar bin Laden partir de 9/11 a Abbottabad.
(CNN) - Na segunda-feira, o relatório há muito aguardado do Paquistão sobre a morte de Osama bin Laden na cidade de Abbottabad, há dois anos foi divulgada na íntegra a Al Jazeera.
A Comissão Abbottabad independente foi estabelecida pelo parlamento do Paquistão para investigar o que para muitos paquistaneses era uma humilhação nacional dupla embaraçoso.Primeiro, de que Bin Laden viveu no Paquistão por nove anos sem ser detectado antes de ser morto. Em segundo lugar, que os EUA realizaram uma operação militar no Paquistão que, a partir do momento em que quatro helicópteros americanos penetraram o espaço aéreo do Paquistão, durou mais de três horas sem detecção por militares paquistaneses.
Em mais de 300 páginas, o relatório pinta um retrato íntimo dos últimos dias e anos do líder da Al Qaeda e é também uma acusação devastadora do que ele descreve como a incompetência de muitas instituições do Estado paquistanês.
Peter Bergen
Peter Bergen
Um alto funcionário do governo paquistanês disse à CNN o relatório da Comissão, Abbottabad é autêntico.
A noite do ajuda
O relatório descreve a "noite fatídica" de 2 de maio de 2011, quando Bin Laden foi morto por uma equipe SEAL da Marinha dos EUA e começa com um floreio de um romance de Arlequim: "Hoje foi a vez de Amal para o Shaikh [bin Laden] para ser com ela. Era a mais nova de suas esposas. "
O relatório continua a descrever em quase minuto a minuto detalhes do ataque SEAL sobre o composto de Bin Laden em Abbottabad, que, estima, levou entre 36 e 38 minutos.
Bin Laden e Amal estava dormindo em seu quarto superior chão com seu filho de 3 anos de idade, Hussain quando foram surpreendidos acordado por um barulho que parecia uma "tempestade", o relatório relata.
Amal chegou a acender a luz no quarto, mas bin Laden disse a ela: "Não!"
Logo bin Laden e sua jovem esposa juntaram-se duas das filhas adultas de Bin Laden. Juntos, eles rapidamente recitou versos do Corão e bin Laden informou que helicópteros norte-americanos tinham chegado. Ele ordenou a seus filhos a sair de seu quarto.
De repente, um soldado americano apareceu no quarto. Amal viu um feixe de luz vermelha do laser da arma do soldado, mas ela não ouvi nenhum som, como a arma tinha um silenciador. Amal correu o soldado que atirou nela "no joelho", diz o relatório.
"Bin Laden e Amal estava dormindo em seu quarto superior chão com seu filho de três anos Hussain quando foram surpreendidos acordado por um barulho que parecia uma" tempestade "... Amal chegou a acender a luz no quarto, mas Bin Laden disse a ela: 'Não!' " 
Um tiro do. Soldado dos EUA atingiu bin Laden na cabeça e morreu por volta 00:50 em 2 de maio de 2011, de acordo com o relatório.
O relatório - por quatro idoso aposentado paquistanês militar, diplomática, a polícia e funcionários judiciais - é baseada em 201 entrevistas com funcionários do governo e outras testemunhas.
Uma obsessão com egurança
Bin Laden fez um grande esforço para evitar a detecção, de acordo com a descrição do relatório. Quando ele deixou a sua residência de três andares para visitar seu complexo de Abbottabad, ele usava um chapéu de cowboy que impedia olhares indiscretos ou satélites de reconhecê-lo.
Dois guarda-costas de Bin Laden também praticavam o cuidado de segurança operacional, fazendo telefonemas de cabines de chamada pública em cidades de pelo menos uma hora de carro a partir do composto de Abbottabad, onde viveu com o líder da Al Qaeda.
Quando uma das filhas do guarda-costas vi uma foto de Bin Laden em um programa de televisão e reconheceu-o como o homem árabe alto que estava vivendo no complexo de Abbottabad, diz o relatório, o guarda-costas proibiu qualquer observação de TV e qualquer contato posterior entre sua família e da família de Bin Laden.
Após a prisão de 11/9 operacional comandante Khalid Sheik Mohammed no Paquistão em março de 2003, Bin Laden decidiu parar de reunião com todos os membros da Al Qaeda, em pessoa, com exceção de seus dois guarda-costas.
Durante de Bin Laden nove anos foragido, sua esposa Amal deu à luz quatro filhos no Paquistão. Para evitar perguntas incômodas, quando Amal deu à luz em um hospital as enfermeiras e os médicos foram informados de que ela estava "surdo e mudo".
Os guarda-costas bin Laden instalou quatro gás separado e medidores de energia elétrica no complexo de Abbottabad para garantir que não houve nunca uma grande jazida de gás suspeita ou factura de electricidade trair a presença de 16 membros da família Bin Laden.
Apesar de bin Laden queixas de dores no seu coração ou rins nunca viu um médico, preferindo tratar essas doenças com a "medicina tradicional árabe", diz o relatório.
Quando Bin Laden viajou por todo o Paquistão, o que fez com relativa frequência nos primeiros anos de sua vida em fuga, ele raspou a barba característica.
The Family Man

Os movimentos de Bin Laden detalhado no relatório

Relatório do Paquistão sobre Bin Laden vazou

Suspeitos foram influenciados por bin Laden?
O relatório mostra bin Laden ser um pai envolvido e avô de uma dúzia ou mais de seus filhos e netos que viviam no complexo de Abbottabad. Ele supervisionou sua reprodução, que inclui cultivar hortas e ele entregou "os prêmios de melhor performance."
Bin Laden também foi rigoroso quando se trata de suas crenças islâmicas. Na família de Bin Laden, as meninas foram completamente separadas dos machos na idade extraordinariamente precoce de três. E mesmo quando os homens apareceram na TV, as mulheres de Bin Laden iria sair da sala.
Para o herdeiro de uma das famílias mais ricas do Oriente Médio, bin Laden certamente foi cuidadoso com o dinheiro. Ele tinha apenas algumas mudas de roupa e estava pagando os dois guarda-costas que eram sua única conexão com o mundo exterior em torno de US $ 100 por mês cada um, de acordo com o relatório.
A CIA
A comissão de Abbottabad também analisou a contratação de médico paquistanês Shakeel Afridi , que, de acordo com os comissários, foram pagos 10 milhões de rúpias pela CIA - cerca de US $ 100.000 - para montar um programa de vacinação contra hepatite B em Abbottabad. O objetivo foi confirmar a presença de Bin Laden em seu suposto esconderijo, extraindo amostras de sangue de seus filhos. A CIA esperava para comparar o DNA com o DNA do governo dos EUA já tinha obtido a partir de outros membros da família Bin Laden.
Afridi reuniu-se com funcionários da CIA em um número de ocasiões, com dois agentes do sexo feminino chamado "Kate" e "Sue", que se fez passar por funcionários da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional. Manipuladores da CIA do Dr. Afridi forneceu-lhe um rádio via satélite, para que pudessem ficar em contato com ele e facilmente localizá-lo.
Duas semanas antes de bin Laden foi morto, Dr. Afridi chegou fora do complexo de Bin Laden. Ele chamou um dos guarda-costas de Bin Laden no telefone pretendam entrar, mas o guarda-costas lhe disse que não, que não havia ninguém em casa. A CIA planeja extrair amostras de sangue de crianças a bin Laden nunca garimpou para fora.
Afridi agora está servindo uma pena de prisão de 33 anos no Paquistão, para que o relatório independente caracteriza como "acusações falsas" de apoio ao Taliban.
Falhas do governo paquistanês
O relatório concluiu que o no momento do ataque em composto de Bin Laden, a força aérea paquistanesa estava focado em seu tradicional inimigo indiano na sua fronteira oriental e seus sistemas de radar estavam em "modo de paz" na sua fronteira ocidental com o Afeganistão. Isso ajudou a explicar como os EUA foram capazes de inserir quatro helicópteros para o Paquistão sem detecção.
Quando a força aérea paquistanesa finalmente mexidos jatos para interceptar os helicópteros norte-americanos que estavam muito longe de Abbottabad.
O relatório de falhas autoridades locais em Abbottabad para a sua "incompetência coletiva e negligência" por não prestar mais atenção ao composto misterioso onde Bin Laden estava escondido.E falhas agências de inteligência do Paquistão para não montar nenhum tipo de esforço sério para descobrir se Bin Laden estava vivendo no Paquistão. O relatório também nega a as mesmas agências de inteligência por não detectar a "rede nacional CIA" no Paquistão.
Em duas ocasiões, o relatório faz referência ao "diário" de Bin Laden, que foi recuperada no complexo de Abbottabad. Felizmente, o governo dos EUA ou do Paquistão, em algum momento tornar público o conteúdo de que o diário, que irá, sem dúvida, proporcionar importantes novos insights sobre a vida eo pensamento do fundador da al-Qaeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário