terça-feira, 10 de maio de 2011

A AVE JACUTINGA

Apesar de ameaçada de extinção e de fato não havendo espécie alguma no município que recebera seu nome a Jacutinga, tem um estilo diferente e imponente, com cores fortes e bem definidas em determinadas partes do corpo.
Pipile Jacutinga é seu nome científico e o município gaúcho localizado ao norte do estado foi batizado com este nome devido ao grande volume de aves Jacutinga que existiam quando do trafego de carreteiros que pro estas regiões percorriam buscando negócios.
Popularmente essa ave é conhecida apenas como jacutinga. Ela pesa, em média, 1,4 quilo e mede cerca de 74 centímetros da ponta do bico à ponta da cauda. Normalmente, vive em bandos de até 15 indivíduos, sobrevoando as matas e alimentando-se mais nas árvores do que no solo. Seu cardápio inclui diversos frutos, sementes, moluscos e alguns insetos.

A jacutinga já ocupou matas do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul; leste de Minas Gerais, em regiões cobertas por mata espessa; nordeste da Argentina; sudoeste do Paraguai. Hoje por causa da destruição das florestas, está restrita a poucos sítios de sua distribuição geográfica original, sendo mais um animal ameaçado de extinção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário