terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CHUVAS CAUSAM PREJUÍZOS EM JACUTINGA

O grande volume de chuvas registrados nos últimos dias em Jacutinga vem acumulando prejuízos aos agricultores, moradores da cidade e para o município que constata diariamente a necessidade de recuperar as estradas danificadas pelas águas das chuvas.
O coordenador da defesa civil local Valdir Sangalli manifesta-se preocupado com a situação vivenciada no município: ¨ Apesar das chuvas serem importantes para a produção agrícola neste período, o grande volume de chuvas vem preocupando pelos danos que pode ser observado nas estradas e nas propriedades rurais. Reunimos o conselho municipal de defesa civil visando analisar a situação e tomar assim as medidas cabíveis.

Desmoronamento de murros podem ser observados em várias casas na cidade de Jacutinga. Para o secretário de obras Amauri Busnello a dificuldade em concluir o trabalho de recuperação das estradas deve-se a instabilidade do tempo: ¨ Praticamente todos os dias chove o que não permite executarmos um serviço não só contínuo, mas rápido, tendo em vista a preocupação com a safra de soja e milho que já está iniciando e nossos agricultores necessitam de estradas em boas condições de trafegabilidade. ¨
Os alagamentos são observados devido as enxurradas conforme aconteceu na tarde do dia: 21 de fevereiro, onde foi registrado mais de 80 mm de chuva somente em 30 minutos.


Parreiras sofreram queda devido as chuvas e o vento, causando prejuízos aos proprietários.

As estradas apesar de receberem melhorias, após este período de chuvas ficam intransitáveis, devido ao acúmulo de barro e pedras que são conduzidas até a estrada pela água das chuvas.

O prefeito Edegar Menin explicou sobre a preocupação de monitorar a situação vivenciada no município: ¨ Em Jacutinga as fortes chuvas vem ocorrendo desde o fim do ano passado, e nós estamos mobilizados para atender dentro da medida do possível a todos os chamados, e após verificado o significativo volume de prejuízos decidimos decretar situação de emergência, buscando assim apoio para que possamos reestabelecer a normalidade, apesar de sabermos que o período de chuvas deve continuar.¨

Estradas de acesso a propriedades rurais são as mais afetadas, bem como bueiros e valetas que são desbarrancados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário