sexta-feira, 19 de novembro de 2010

¨TODOS CONTRA A DENGUE¨

Jacutinga mobiliza comunidade com a campanha: ¨Todos Contra a Dengue¨
Após uma semana de atividades que visam conscientizar a comunidade e orientar como se proteger da dengue, a prefeitura de Jacutinga através da secretaria da saúde organizou um caminhada que percorreu ruas da cidade enfatizando a preocupação com o tema.
Durante a semana as agentes de saúde e demais profissionais da UBS do município abordaram o assunto, realizando visitas nas residencias e áreas de risco, inclusive distribuindo material informativo e adesivos que conclamam a todos a participar desta cruzada que visa a proteção do contágio.
Ao concluir a caminhada denominada Caminhada de Combate a Dengue - Todos Contra a Dengue, os profissionais de saúde e educação e todos os alunos do município concentraram-se na Praça da Matriz onde receberam informações e material referente a campanha.
O prefeito Edegar Menin, o presidente da câmara de Vereadoes Avelino Ricardo Menegaz e o secretário de saúde Dimas Tortelli participaram da mobilização destacaram a importância do trabalho que vem sendo feito no município de Jacutinga para desencadear ações e evitar que o mosquito da dengue se prolifere.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.





Mobilização movimentou ruas e o centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário