terça-feira, 12 de novembro de 2013

Momento ainda exige cautela


A manifestação da  empresa RPPS Brasil é oportuna, pois é uma empresa especializada em investimentos e estuda o mercado financeiro. Eis alguns significativos  e importantes dados sobre o momento que vive o mercado e que reflete na vida e na solidez dos Regimes Próprios de Previdência. 

Momento ainda exige cautela

Podemos acreditar que toda a volatilidade presente na economia brasileira em 2013 não foi influenciada somente por movimentos globais, como alguns membros do governo federal poderiam afirmar, e sim por fatores conjunturais e estruturais de nosso país. O mercado percebeu que excessos estavam sendo cometidos por nossas autoridades na condução da política econômica fazendo pairar certo ar de desconfiança e pessimismo sobre investidores, principalmente os investidores internacionais que em larga medida realocaram seu capital para países mais seguros fazendo com que ativos brasileiros tivessem um derretimento em seu valor. A falta de clareza quanto a metas fiscais (superávit primário aquém do esperado) e a lenta atuação do Banco Central no combate a inflação impuseram certa cautela ao investidor.
A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, como esperado, volta a acelerar nos últimos meses do ano, em outubro os preços apresentaram uma elevação de 0,57%, avançando em 12 meses em 5,84%, sendo que no ano o índice acumula alta de 4,38%. O aumento em outubro foi influenciado principalmente pela elevação nos preços dos alimentos e do vestuário, que apresentou uma elevação de 1,11%.
Enquanto isso as perdas no mercado financeiro não parecem ter um fim definido. O mês de novembro já começa um tanto quanto apreensivo para os participantes do mercado financeiro. Após os principais índices de renda fixa terem apresentado uma leve rentabilidade positiva no mês de outubro, novembro entra trazendo algumas perdas para quem está posicionado em ativos mais voláteis, como aqueles com referência no IMA-B e o perigoso IDKA 20. Na renda variável, o Ibovespa que tinha alcançado bons números nos últimos meses, também inicia o mês de novembro com perdas, mesmo com a saída do grande mico OGX da composição do índice.
A sensação que o mercado passa é que a cautela ainda será a companheira por um bom tempo do investidor institucional, não sendo aconselhado tomar decisões que possam elevar os riscos e potencializar perdas.

Indicadores financeiros em 31/10/2013

IndicadorNo mêsAcumulado
INPC (índice nacional de preços ao consumidor)0,61%3,61%
IPCA (índice oficial de inflação)0,57%3,79%
Taxa de Meta Atuarial atrelada ao INPC + 4% a.a.0,93%6,70%
Taxa de Meta Atuarial atrelada ao INPC + 6% a.a.1,09%8,24%
Taxa de Meta Atuarial - IPCA + 4% a.a.0,89%6,88%
Taxa de Meta Atuarial - IPCA + 6% a.a.1,05%8,42%

Dicas do OnFinance

Em dezembro, termina o prazo para a entrega da Política de Investimentos para o ano de 2014. Entre em contato conosco e contrate esse serviço que já regularizou mais de 500 políticas em todo o Brasil.
As informações aqui contidas são oriundas do mercado financeiro e ajustadas a lançamentos realizados pelo gestor financeiro do RPPS.
A RPPS Brasil Consultoria Ltda. não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas com este propósito. Fundos de investimento não contam com garantia nem do administrador, nem do gestor da carteira, nem de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Recomenda-se a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento ao investidor antes deste realizar aplicações de seus recursos no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário