segunda-feira, 18 de outubro de 2010

VEM AÍ O PLANTIO DE PINHEIRO BRASILEIRO

Campanha estimula o plantio do Pinheiro Brasileiro.

Entusiamados com o projeto que visa o repovoamento da Araucária, os técnicos Ciro Galiano e Fabio Menin Tortelli da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jacutinga, destacaram a importância desta iniciativa uma ação que a secretaria realizou no dia 13 de outubro de 2010, onde foi feita a doação de cerca de 10.000 sementes tratadas de Pinheiro (pinhão), para a Escola Estadual Erico Veríssimo e Escolas Municipais de Jacutinga :Dr. Darvile Dall’ Oglio e Barão Hirsch.

Além de sementes, também foram doadas as embalagens plásticas para o plantio do pinhão, que será realizado pelos alunos dessas escolas.

Conforme o profissional Ciro Galiano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: ¨ É importante ressaltar que o grande objetivo desta ação ambiental é fazer com que os alunos aprendam não só a plantar, mas também manter as mudas sadias por meio de tratos culturais adequados, além do aprendizado sobre a importância que esta árvore exerce em nossas matas e vidas¨.

A Araucaria angustifolia, popularmente conhecida como Pinheiro Brasileiro é considerada uma das mais belas e úteis árvores da nossa floresta nativa. Porém, devido ao corte descontrolado desta árvore é que ela está inclusa na lista de espécies ameaçadas de extinção.

O secretário de agricultura e meio ambiente Valdir Sangalli enfatizou a importância destas iniciativas e parcerias que vem valorizar o plantio de árvores nativas e propiciar ao estudante conhecer sempre mais o ambiente em que vive e as maneiras de preservar a natureza.

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente Fábio Menin Tortelli deu mais detalhes desta iniciativa: ¨ Este trabalho é fruto da Campanha de Repovoamento da Araucária promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a RGE e Municípios que abraçaram esta idéia. A campanha tem como slogan: Plante Pinheiro Brasileiro, as próximas gerações também merecem conhecer esta paisagem. Cabe só a nós fazer com que isto aconteça¨.

Nenhum comentário:

Postar um comentário