quinta-feira, 1 de abril de 2010

IMIGRAÇÃO ITALIANA É HOMENAGEADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputado Afonso Hamm destaca 135 anos da Imigração Italiana no plenário da Câmara dos Deputados

Nesta semana, o deputado usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar sobre os 135 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Confira o discurso:
Prezado Deputados e deputadas, Quero destacar que em 2010 comemoram-se os 135 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Quero homenagear este povo trabalhador e batalhador.

Em meados de 1875, vieram da Itália as primeiras famílias oriundas de Piemonte e Lombardia, em seguida veio um grupo de Vêneto. Os imigrantes instalaram-se nas colônias de Conde D’Eu e Dona Isabel, hoje respectivamente são as cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves, localizadas na Serra Gaúcha, região de grande potencial turístico do nosso Rio Grande. Outros municípios da região também receberam italianos e em conseqüência outras regiões como a Quarta Colônia. Imigração que se esparramou por todo país e no Rio Grande do Sul.

Ressalto que constituí família com minha esposa, Rosele com origem italiana da família Tessele e Bozzeto.

Os italianos passaram a viver no nosso país trabalhando com plantação de milho e trigo, além de darem início à inserção da cultura de vinho na região. A vinicultura com isso se tornou a principal economia dos imigrantes italianos. Até o ano de 1914, mais ou menos, o Rio Grande do Sul já havia recebido e acolhido cerca de 100 mil italianos.

Não foi apenas na serra gaúcha que se concentrou o povo italiano, a partir do século XX começaram as migrações dentro do próprio Estado.

Registro nesta tribuna que antes da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, a produção vinícola do Estado era considerada de qualidade inferior, mas as famílias italianas apresentaram ao País novas variedades de uvas e isto com certeza ajudaram no aperfeiçoamento da qualidade do vinho gaúcho.

Quero aqui enfatizar que, sem dúvida alguma, muitas das grandes indústrias de hoje no Estado, tiveram sua origem em pequenas unidades artesanais. É um povo desbravador que ajuda o Sul do nosso Brasil há 135 anos a crescer e por isso mesmo merece ser homenageado.

Peço divulgação desse pronunciamento nos meios de comunicação.
Era o que eu tinha a manifestar.
Afonso Hamm – Deputado federal (PP-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário